UIL

Borsa Italiana firma acordo com a Bovespa

A Borsa Italiana firmou um memorando de entendimento com a Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa, que permitirá troca de informações entre os respectivos mercados no âmbito de seu projeto de estar presente em países caracterizados por um significativo desenvolvimento. A Borsa também estabeleceu o mesmo tipo de acordo com a  Bolsa do México.

O protocolo foi assinado nesta terça-feira (17), entre o presidente da entidade italiana, Massimo Capuano e o presidente da Bovespa, Raymundo Magliano Filho, durante a realização da 46ª  assembléia geral  da Federação Mundial de Bolsas, que aconteceu na capital paulista.

Para Raymundo Magliano Filho, d o memorando contribuirá com o Brasil nas atuais circunstâncias  em que trabalha para promover seu mercado no exterior.


Dentre os temas que estiveram em debate no encontro se destacaram o processo de integração, consolidação, acesso remoto e regulação transfronteiriça das bolsas em todo o mundo, movimento que vem sendo conhecido como "Bolsas sem Fronteiras". Também foi discutida a expansão do mercado de capitais latino-americano, com a iniciativa de integração dos mercados da região, assim como o projeto piloto entre as bolsas do México e do Brasil, país considerado um dos mais promissores "mercados emergentes". Esteve em pauta ainda o desenvolvimento estrutural e social das bolsas, em temas como o crescimento sustentável das bolsas, o comprometimento do segmento com a responsabilidade social, questões regulatórias e de infra-estrutura de negociações.