UIL

Brasil recebe III Venezia Cinema Italiano

O Brasil recebe, pela terceira vez, a mostra Venezia Cinema Italiano, que apresentará seis filmes, exibidos no último festival de Veneza, ainda inéditos no país, em quatro circuitos. Os  ciclos serão desenvolvidos em São Paulo – teve início nesta quinta-feira, 22, até 28 próximo -, no Rio de Janeiro – de 26 de novembro a 2 de janeiro – , Brasília – de seis a 12 de dezembro – e Recife, de 30 de novembro a quatro de dezembro.  A programação ainda prevê a exibição de uma versão restaurada de A Estratégia da Aranha, de 1970, um dos trabalhos mais destacados do diretor Bernardo Bertolucci.

Os organizadores da mostra tiveram a preocupação de incluir produções com diferentes temáticas, incluindo títulos que vão de  La Ragazza Del Lago, que faz emergir as tensões latentes de uma pequena cidade a partir do seqüestro de uma criança, até L’Ora di Punta – a hora do pico – sobre o sucesso alcançando, por meios nada convencionais, por um jovem de origem humilde. O revigorado cinema italiano também se faz sentir nos outros filmes que integram a mostra: Non Pensarci – Nem Pensar; Hotel Meina; Il Dolce e l’Amaro e Valzer.

Embora seja louvável a iniciativa de incluir Recife pela primeira vez no circuito, o lamentável é que outras regiões do país ficarão, como se diz, a ver navios, sem ter condições de apreciar o cinema italiano da atualidade, que pouco a pouco recupera o seu lugar de destaque no contexto mundial.