Candidatura fascista
A candidatura de Giuseppe Ciarrapico, um fascista assumido, como candidato do partido do Silvio Berlusconi, continua provocando reações na Itália, inclusive entre os aliados do ex-premier, que luta para voltar ao poder nas eleições de abril.
Dono de um jornal e exibindo no seu currículo a presidência do clube de futebol Roma, Ciarrapico, de 74 anos, tenta contemporizar afirmando que é um fascista na forma cultural, não política. Berlusconi, por seu turno, procura minimizar a situação destacando que o candidato pela região do Lazio é um entre outros tantos.
Ainda conforme Berlusconi, Ciarrapico é um independente que não influirá nada na política do seu partido, o PPL, que é anticomunista, antifascista e anti-totalitário.
Mesmo assim, a candidatura não agradou aliados como, da Lega Nord, segundo o qual não havia nenhuma necessidade de respaldar a candidatura de Ciarrapico pelos eventuais danos que pode provocar.
Walter Veltroni, do Partido Democrático, que tenta desbancar a preferência do eleitorado por Berlusconi, segundo apontam as pesquisas, por seu turno foi enfático ao considerar a candidatura de Ciarrapico como uma idéia política inaceitável.