Embaixadas e consulados
Começou a ser examinada na Comissão do Exterior da Câmara dos Deputados da Itália projeto de lei do Governo que prevê, entre outras medidas, novos procedimentos em termos de autonomia de gestão e financeira das embaixadas e consulados italianos. O propósito da matéria é racionalizar os gastos.
Gomorra
A escolha do filem Gomorra, de Matteo Garrone, para representar a Itália na disputa do Oscar do melhor filme estrangeiro foi saudada pelo ministro da Cutura, Sandro Bondi. A produção, que conquistou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, foi considerada pelo ministro um filme intenso, duro, que revela uma página dolorosa do país, mas serve para ajudar a encontrar a consciência e a determinação para curar o tumor. É que o filme, baseado no livro de Roberto Saviano, desenvolve cinco histórias decorridas nos locais menos recomendáveis de Nápoles, investindo nas redes de violência e poder da Camorra e seguindo a forma como as personagens lidam com o impacto que a máfia tem no seu dia-a-dia. Gomorra integra a programação do Festival do Rio, que começa nesta quinta-feira (25).
Espanha versus Itália
Já há algum tempo desenvolve-se uma disputa nem tão surda entre a Itália e a Espanha, a primeira tentando mostrar que ainda está à frente nos indicadores econômicos e sociais e a segunda querendo mostrar que já avançou e passou Il Bel Paese. Mais lenha na fogueira foi colada pelo primeiro-ministro espanhol, José Zapatero, durante encontro, em New York, com empresários norte-americanos. Zapatero disse que o seu país tem o sistema financeiro mais sólido do mundo e que o seu colega italiano, Silvio Berlusconi, se deprime vendo que a Espanha superou a Itália em termos de renda per capita.
Alitalia
Parece que, finalmente, a operação para salvar a companhia aérea Alitalia está chegando a um bom termo. Entidades sindicais como Cgil, Cisl, Uil, Ugl firmaram dois protocolos, plano industrial e contratos, que viabilizam a nova empresa, com a possibilidade de ingresso de capital de companhia estrangeira. A Air France está pronta para colocar uma cota de até 25%.
Índios
A campanha em favor da demarcação de terras indígenas no Mato Grosso do Sul chega à Europa. Já está circulando na Espanha, e deverá chegar logo a outros países europeus, o abaixo-assinado Basta de Genocídio: Pela Terra e Vida do Povo Kaiowá Guarani. O mesmo documento, que tem o apoio do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e de ONGs, deverá ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em novembro. O texto denuncia a voracidade da monocultura do agronegócio, que provoca o confinamento de 40 mil índios guaranis numa área de 20 mil hectares, em péssimas condições de vida. Citando casos de mortes de crianças por desnutrição, suicídios entre jovens e homicídio nas áreas indígenas, o manifesto afirma que existe um quadro de genocídio na região.