Cidadã italiana de Cosenza concorre à Câmara de Vereadores de BH
Maria Lúcia Scarpelli, cidadã italiana, participa da disputa nas eleições municipais de Belo Horizonte, no próximo dia 15 de novembro. Ítalo-brasileira, neta de imigrante oriundo de Celico (Província de Cosenza), na Calábria, ela concorre a uma vaga de vereadora, cargo que já ocupou por quatro mandatos consecutivos (1996, 2000, 2004 e 2008).
Advogada especialista em Direito do Consumidor, ao longo dos últimos 34 anos, Maria Lúcia Scarpelli tem sido uma voz ativa e incansável na defesa dos interesses da comunidade belo-horizontina, inclusive combatendo poderosas corporações empresariais. É de sua autoria a Lei municipal sancionada em 2012, que instituiu no calendário oficial da cidade o “Dia da República Italiana em Belo Horizonte”, data que se tornou uma das mais festejadas em BH.
Maria Lúcia Scarpelli é natural de Belo Horizonte, tem 73 anos, é casada, mãe de seis filhos e avó de seis netos. A paixão pela Itália e pela cultura italiana foi herdada de seu avô, Antonio Scarpelli, que 150 anos atrás imigrou para o Brasil e ajudou a construir a capital de Minas Gerais. Da convivência com o nonno Scarpelli, que consertava acordeões na Rua Bonfim, ponto tradicional da cidade, brotou o amor pela música, e também o espírito aguerrido, a afeição pelo trabalho e a coragem, valores típicos do sangue italiano de seus antepassados do Sul da Itália.
Maria Lúcia Scarpelli foi autora da lei que instituiu o Dia da República Italiana em Belo Horizonte
Em sua trajetória de vida, ela acumula mais de 40 anos de serviços prestados à comunidade: foi a primeira mulher a presidir o PROCON Estadual de Minas Gerais, além de ter coordenado o órgão nas cidades de Belo Horizonte e de Contagem. Também colaborou com a implantação do serviço em 48 municípios mineiros, e participou das discussões para a elaboração do Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8078/90), documento reconhecido internacionalmente como um paradigma na proteção dos consumidores. Ainda: há 17 anos, participa da programação da Rádio Itatiaia, esclarecendo e atendendo as dúvidas de milhares de consumidores, principalmente daqueles mais humildes.
Entre as suas atividades, quando foi vereadora, Maria Lúcia Scarpelli presidiu por 15 anos a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor na Câmara Municipal; foi relatora da CPI que investigou a adulteração de gasolina na capital e que culminou no assassinato do promotor Francisco José Lins do Rêgo; foi autora do projeto de lei que proíbe a venda casada de lanches com brinquedos, em fast food; foi autora da lei que determina hora marcada para a entrega de mercadorias pelos estabelecimentos comerciais; foi responsável pela abertura de audiências públicas para debater a qualidade nos serviços prestados por empresas de telefonia móvel e concessionárias de automóveis, entre outras iniciativas.
Em seus compromissos de campanha, Maria Lúcia Scarpelli propõe fiscalizar os atos do Poder Executivo; defender e orientar os consumidores sobre os seus direitos; criar consultas públicas, em projetos de relevância para a comunidade; trabalhar para o fortalecimento de políticas em benefício de mulheres, idosos e crianças; promover o gabinete itinerante "Scarpelli no seu Bairro" para ouvir os cidadãos; lutar contra os maus tratos aos animais; e apoiar a realização de eventos culturais, esportivos e religiosos em Belo Horizonte.
Maria Lúcia Scarpelli, paixão por Belo Horizonte e pela Itália
Maria Lúcia Scarpelli, ao falar sobre as razões que a motivam a disputar, novamente, uma cadeira na Câmara de Vereadores, explica: “Eu tenho um verdadeiro amor por Belo Horizonte, a cidade onde nasci e me formei, me casei e criei meus filhos. Uma linda cidade, acolhedora e que abraça toda a sua pluralidade cultural e religiosa. Amo o Mercado Central, as montanhas da Serra do Curral, as praças, os museus, os festivais, as manifestações artísticas e, principalmente, o povo de Belo Horizonte, um povo batalhador. Quero retornar como vereadora à Câmara Municipal de Belo Horizonte pra trabalhar pela melhoria da qualidade de vida dos belo-horizontinos”.
Conheça as redes sociais de Maria Lúcia Scarpelli
https://marialuciascarpelli.com.br
https://www.instagram.com/marialuciascarpelli
https://www.facebook.com/marialuciascarpelli
https://www.youtube.com/channel/UC3nd7bGH1FLcidlemIRGLcg