Qual a validade do passaporte italiano
O passaporte italiano é o documento de viagem e identificação, que pode ser emitido na Itália, junto à Polícia de Estado, ou no exterior, junto às representações diplomático-consulares. Os passaportes estão relacionados ao direito à proteção legal no exterior e ao direito de reingressar no país de cidadania. Os portadores de um passaporte italiano podem viajar para outros países da União Europeia, utilizando apenas um bilhete de identidade válido em alternativa ao passaporte. Para entrar em alguns países não basta que o passaporte não tenha expirado, mas que tenha uma validade residual de pelo menos três ou seis meses.
A validade do passaporte italiano depende da idade do requerente: menores de três anos de idade, validade de três anos; menores de 18 anos, validade de cinco anos; maiores de 18 anos, validade de 10 anos.
Em caso de emergência, é possível solicitar um Documento de Viagem Provisório ETD (Emergency Travel Document), com validade para uma só viagem de retorno à Itália, ao país de residência estável no exterior ou, em casos excepcionais, para um destino diferente.
Renovação do passaporte italiano
O cidadão italiano com situação cadastral atualizada poderá solicitar a emissão de um novo passaporte quando faltarem seis meses para o vencimento do atual, quando acabarem as páginas do livreto (todas já constarem usadas e/ou carimbadas) ou quando o documento estiver deteriorado e por isso sem condições de uso.
A emissão de um novo passaporte requer que o requerente faça previamente um agendamento junto ao consulado da sua circunscrição de referência, e apresente, no dia agendado, todos os documentos necessários.
O valor da emissão do passaporte é € 116,00 e deverá ser realizado em Reais, conforme a taxa de câmbio consular em vigor no trimestre – disponível nas páginas dos consulados.
Para os serviços consulares, o requerente deverá entrar em contato com o escritório consular de referência, conforme seu local de residência, e solicitar com antecedência um agendamento – acesse os links abaixo para mais informações.
CHANCELARIA CONSULAR DA EMBAIXADA DA ITÁLIA EM BRASÍLIA: Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Suriname.
CONSULADO GERAL DA ITÁLIA EM SÃO PAULO: Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.
CONSULADO GERAL DA ITÁLIA NO RIO DE JANEIRO: Estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo.
CONSULADO GERAL DA ITÁLIA EM PORTO ALEGRE: Rio Grande do Sul.
CONSULADO GERAL DA ITÁLIA EM CURITIBA: Paraná e Santa Catarina.
CONSULADO DA ITÁLIA EM BELO HORIZONTE: Minas Gerais.
CONSULADO DA ITÁLIA EM RECIFE: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Notícias Relacionadas
-
Cidadania italiana por direito de sangue ficará mais cara
19 Dec 2024 -
Investigação sobre cidadania a brasileiros é concluída
13 Dec 2024 -
Dinheiro em troca da autorização de residência
09 Dec 2024 -
Agência de combate ao terrorismo investiga falsa cidadania italiana
03 Dec 2024 -
Tribunal de Bologna questiona cidadania iure sanguinis
28 Nov 2024