UIL

Cinco mil garrafas de espumantes abertas para brindar abertura da Fenachamp

O primeiro final de semana da Festa Nacional do Champanha (Fenachamp 2005), em Garibaldi (RS), atraiu oito mil visitantes. A abertura oficial aconteceu na tarde de sexta-feira(20/09), com a presença do governador Germano Rigotto. Na oportunidade, ele sancionou a lei que estabelece o Dia Estadual do Champanha e do Espumante Fino Brasileiro, a ser comemorado em 22 de outubro.

A festa, que ocorre no Parque da Fenachamp, localizado no Km 228 da RST-470,  reúne 32 empresas vinícolas, responsáveis pela elaboração de mais de 90% do champanha brasileiro.

De acordo com a Comissão Organizadora, em torno de 3,5 mil litros de espumantes (5 mil garrafas) foram consumidos. Na tarde de domingo (02/10), a rainha do evento, Mariana Milani, subiu ao palco durante um show e realizou um sabrage (tradição francesa de abrir as garrafas de espumante com o sabre).

A programação destaca as tradições da região, com ênfase a shows, cultura e gastronomia típica, além de produtos que se harmonizam com o champanha. Estão na Fenachamp desde as mais tradicionais empresas do setor, cujas marcas e produtos já alcançaram conceito internacional, até pequenas indústrias, muitas delas familiares, que já são reconhecidas por elaborarem espumantes de grande qualidade.

O evento ocorre de quinta a domingo, das 17 às 22h, nos dias úteis, e das 10h às 22h, nos finais de semana. No dia 6, haverá um show com o grupo Papas da Língua, a partir das 21h. Já no dia 8, será realizada a entrega da premiação do quarto Concurso do Espumante Fino Brasileiro, realizado em Garibaldi pela Associação Brasileira de Enologia.

O ingresso custa R$ 8,00, dando direito a uma taça personalizada do evento (em vidro) e um vale champanha. O visitante pode optar também pelo passaporte (R$ 20), o que permite acesso livre ao parque durante todos os dias de festa. Mais informações no site www.fenachamp2005.com.br.