Como pesquisar a certidão de nascimento na Itália
Os registros paroquiais da Igreja Católica são a fonte mais confiável e precisa de dados de história familiar na Itália, até que o registro civil fosse aplicado em 1820. Embora os documentos dificilmente sejam obtidos online, muitas vezes a pesquisa junto a paróquias permite se estender mais longe no tempo do que os registros de estado civil.
VEJA AQUI: A história dos registros de estado civil italianos
Desde que o Concílio de Trento decidiu em 1565 que os párocos deveriam manter registros dos batismos, casamentos e óbitos de todos os seus fiéis, o clero se comprometeu fielmente a fazê-lo. Em cada cidade, vila ou aldeia na Itália onde há uma paróquia, a Igreja Católica mantém registros de nascimentos, mortes e casamentos de quase todos os italianos desde pelo menos o início do século XVII.
VEJA AQUI: Como localizar uma Paróquia Católica na Itália
Considerando que a maioria das famílias italianas muitas vezes não se mudou, é possível derivar quatro séculos de história familiar de uma única paróquia. Como mencionado, apenas um número limitado de registros paroquiais católicos italianos está disponível online.
Você pode encontrar alguns desses documentos pesquisando no Catálogo do FamilySearch https://www.familysearch.org/search/catalog/search , mas eles podem estar disponíveis em maior número em alguns centros de história da família, pois nem todos foram digitalizados. Saiba mais sobre como encontrar registros da igreja italiana no FamilySearch Wiki.
Outros recursos úteis para encontrar registros italianos
CISEI - Centro Internacional de Estudos da Emigração Italiana (Inglês, Italiano, Português e Alemão). Este site constitui a única base de dados disponível online sobre os emigrantes que deixaram o porto italiano de Gênova.
Ancestry.com. Coleções exclusivas podem ser encontradas no Ancestry.com.
Notícias Relacionadas
-
Cidadania italiana por direito de sangue ficará mais cara
19 Dec 2024 -
Investigação sobre cidadania a brasileiros é concluída
13 Dec 2024 -
Dinheiro em troca da autorização de residência
09 Dec 2024 -
Agência de combate ao terrorismo investiga falsa cidadania italiana
03 Dec 2024 -
Tribunal de Bologna questiona cidadania iure sanguinis
28 Nov 2024