UIL

Rio de Janeiro atrai investimentos italianos

O governador Sérgio Cabral avalia que o Estado do Rio de Janeiro receberá, nos próximos anos, cerca de 30 milhões de euros de investimentos de empresários italianos. Em sua visita oficial à Itália, nesta semana, Cabral manteve encontro com representantes de diversos setores, e com o primeiro-ministro do país, Romano Prodi. Entre outros compromissos, também manteve reunião de trabalho com o presidente da região do Lazio, Piero Marrazzo

- Tivemos encontros com empresários italianos, desejosos de investirem no Rio de Janeiro. Eles encaram o estado como uma possibilidade positiva de investimentos para as empresas italianas. Nos últimos anos, os italianos deixaram de investir no Brasil e no Rio de Janeiro. Eles demonstraram muito entusiasmo com o volume de investimentos em infra-estrutura que o Rio passará a ter nos próximos anos e querem estar juntos agregando valor – disse o governador.

Cabral antecipou que a Confederação das Indústrias Italianas (Cofindustria) e da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), com a coordenação do governo do estado, realizarão, em abril de 2008, um encontro de trabalho com uma delegação de empresários italianos desejosos de investir no Estado do Rio de Janeiro, nos setores industrial, de pedras ornamentais, da moda, serviços, petróleo e siderurgia, entre outros.

A idéia do evento surgiu do encontro entre Cabral e Luca Cordero di Montezemolo, presidente Cofindustria e da Ferrari.

- Será, sem dúvida nenhuma, um marco de entrosamento dos empresários italianos com os empresários brasileiros, no estado do Rio de Janeiro – afirmou.

Segundo o governador, a reunião com empresários do setor de transporte ferroviário foi de grande importância para o estado. O encontro contou com a presença de algumas das maiores empresas européias.

- Eles demonstraram todo o interesse no projeto do trem de alta velocidade ligando o Rio a São Paulo. Evidente, e eu esclareci a eles, que é uma coordenação da Ministra Dilma Rousseff, mas que os governos do Rio de Janeiro e de São Paulo criaram um grupo de trabalho para estimular e produzir resultados o mais breve possível, para que esse projeto saia do papel. Essa é uma alternativa que a Europa já utiliza há muitos anos e as empresas européias estavam presentes ao encontro desejosas de participar desse grande projeto - revelou.

Cabral acrescentou que, além dos países europeus, Coréia e o Japão também demonstraram pelo projeto do trem-bala.

- É um projeto de cerca de US$ 8 bilhões e que começa a atrair o interesse das grandes empresas do mundo.

O governador também se encontrou com o procurador Emilio Ledone, da Procuradoria Nacional Anti-Máfia. Cabral adiantou que Ledone se colocou à disposição para receber o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

- Beltrame e sua equipe virão à Itália para aprender com a Procuradoria Nacional Anti-Máfia e levar daqui a experiência italiana que deu certo no combate ao crime organizado – explicou.

Segundo ele, o combate à corrupção na polícia é um dos pontos importantes para vencer a luta contra o crime organizado. Cabral disse que o trabalho será realizado em conjunto com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

- A Procuradoria Nacional Anti-Máfia nos ensinou aqui nessa reunião que um trabalho conjunto com Ministério Público e governo do estado pode ser muito profícuo para vencer a luta contra o crime organizado.