UIL

Curitiba firma acordo com a Universidade de Ferrara

A Prefeitura de Curitiba e a Universidade de Ferrara (Itália) assinarão nesta terça-feira (20) um acordo de cooperação que garantirá apoio e troca de experiências entre as duas cidades na área de tecnologia e desenvolvimento empresarial. O acordo será assinado pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, Juraci Barbosa Sobrinho, que está na Itália, e o reitor da Universidade de Ferrara, Patrizio Bianchi, com quem a missão curitibana esteve reunida nesta segunda-feira (19).

O acordo atende quatro aspectos, como a transferência de tecnologia e o apoio da universidade italiana na gestão do Curitiba Tecnoparque - programa estratégico que será implantado pela Prefeitura para atração de empresas de alta tecnologia; parcerias com empresas paranaenses que trabalham nas áreas de medicina nuclear; pesquisa biomolecular para cosméticos e produtos farmacêuticos; e gestão, controle e despoluição de água. O acordo prevê ainda a criação de um projeto de gestão de softwares livres para uso da Prefeitura de Curitiba e de um programa de geoprocessamento que mostraria as melhores oportunidades de micro e pequenos negócios existentes na cidade.

Bianchi propôs que Curitiba seja sede, em junho de 2008, de um encontro com lideranças empresariais do Brasil, países do Mercosul, Itália e China. "Este encontro seria uma oportunidade para se discutir políticas empresariais para a área de tecnologia, o que beneficiaria empresas de todos os países envolvidos", diz Juraci.

Juraci está na Itália desde sexta-feira, onde participa de várias reuniões para busca de experiências nas áreas de pólos tecnológicos e incubação de empresas e para abertura de novos mercados em Curitiba. Além de se reunir com o reitor, Juraci participou de um encontro com professores do Departamento de Ciências Farmacêuticas e Patentes da Universidade de Ferrara para discutir o apoio ao Arranjo Produtivo Local (APL) Odonto-Médico-Hospitalar que deve ser criado em Curitiba.

Juraci também se reuniu com Laura Ramaciotti, presidente do Liaison Offices, entidade que faz o intercâmbio entre a Universidade de Ferrara e as empresas de tecnologia da cidade; com Remigio Rossi, presidente do pólo tecnológico de Ferrara; Gianfranco Franz, professor de economia e responsável pelas estratégias de desenvolvimento econômico local da Universidade de Ferrara; e com Roberto Colliva, do Conselho de Empresas de Ferrara.