UIL

Italianos conhecem Tecnosinos

Comitiva é recebida pela universidade no Complexo Tecnológico Unitec-Unisinos

Dando ênfase ao seu projeto de internacionalização, a Unisinos recebeu, na manhã de sexta (25/9), um grupo de pesquisadores, empresários e representantes do governo italiano, que visitou o câmpus, em companhia do diretor-técnico da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, Júlio Ferst, para conhecer o Parque Tecnológico São Leopoldo, o Tecnosinos.
 
Representando o reitor Marcelo Fernandes de Aquino, o pró-reitor de Administração da Unisinos, Célio Wolfarth lembrou, na abertura do encontro, a trajetória de criação da Unitec e do Polo de Informática, hoje agrupados no Tecnosinos. Já a diretora do Complexo Tecnológico Unitec-Unisinos, Susana Kakuta, apresentou aos convidados o novo posicionamento do complexo e do Tecnosinos, assim como informações do próximo polo que ali será implantado: de alimentos funcionais e nutracêutica. "Somos referência, aqui no Estado, em genética, saúde coletiva e farmácia", destacou. "Além disso, temos um estado muito agrícola", complementou.

Os integrantes da comitiva mostraram-se curiosos sobre algumas particularidades da Unisinos, como o fato de a maioria dos alunos trabalhar durante o dia e estudar somente à noite. Eles também lançaram questões sobre o funcionamento das empresas. "Há comercialização feita diretamente daqui?", perguntou um deles. "Sim, sendo que várias, inclusive, exportam produtos e serviços", informou Susana.

Os italianos estiveram no Rio Grande do Sul em razão do III Seminário Tecnologias Estratégicas Brasil e Itália. Promovido pela Embaixada da Itália no Brasil, pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I e pela Fiergs, o seminário ocorreu nos dias 23 e 24/9, na Fiergs. O coordenador da Escola de Design Unisinos, Gustavo Fischer, apresentou, no evento, a experiência da universidade com o Politecnico di Milano, na mesa-redonda Internacionalização do ensino superior.

Palestra

O Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  recebeu o pesquisador italiano Roberto Saracco, Ph.D. na última semana. Ele ministrou palestra intitulada “Telecommunications Evolution in the Context of Business Ecosystems” no auditório do Centro de Eventos do INF. 

Roberto Saracco, que integrou a comitiva italiana que participou do seminário Tecnologias Estratégicas Brasil e Itália,  é responsável pelo centro de pesquisa de longo prazo e tendências (Future Centre) da Telecom Itália, membro sênior do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) e vice-presidente da Italian Telecommunication Association (AICT). Saracco recebeu o Salah Aidarous Award em 2005 por sua contribuição em gerenciamento de redes e também o 2007 Donald McLellan Meritorious Service Award.