UIL

Mulher vitimizada: Santos e Turim formalizam parceria

Santos e a província de Turim  formalizaram convênio para aperfeiçoar as políticas de atendimento à mulher vítima de violência. Pela parceria, haverá atividades e encontros presenciais e virtuais envolvendo cidades brasileiras e italianas. As metas: consolidação da rede e ações de cooperação descentralizada sobre os direitos das mulheres entre as instituições e administrações públicas italianas e latino-americanas.

Em 12 fevereiro de 2009, Santos recebeu a visita do coordenador executivo do programa 100 Cidades para 100 Projetos, Antonio Maspoli, que conheceu as ações da prefeitura no setor, por meio da Seas (Secretaria de Assistência Social). Ele foi recebido pelo secretário de Assistência Social, Carlos Teixeira Filho, quando ficou demonstrado interesse bilateral no desenvolvimento da parceria. O prazo para implementação do projeto santista, que inclui programas de treinamento, é de três anos. Parte dele será desenvolvido na Associação Prato de Sopa Monsenhor Moreira.

Seminário

Foi realizado no período de 15 a 19 de março o 3º Seminário Internacional do Projeto “Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”, em Turim. Participaram representantes de Belo Horizonte, Teófilo Otoni e Contagem (MG), Recife (PE) e Araraquara (SP). Santos foi representada pela chefe do Departamento de Proteção Social Especial da Seas, Mirian Aparecida Della Casa.

Santos e Turim já desenvolvem outra parceria chamada Observatório do Mundo Juvenil no Brasil. Tanto esta iniciativa quanto a relativa à mulher vítima de violência fazem parte do Projeto 100 Cidades para 100 Projetos, desenvolvido por uma ONG. O objetivo principal consiste no apoio das políticas de descentralização administrativa e de democracia participativa do governo brasileiro.