UIL

Consórcio italiano vence licitação para o Exército Brasileiro

O consórcio italiano Leonardo-Iveco venceu a licitação para fornecer os blindados Centauro 2 para o Exército brasileiro, conforme divulgado na última sexta-feira (25).  

O Exército Brasileiro, por meio do Comando Logístico (COLOG) e da Diretoria de Material (DMat), elegeu o sistema Centauro II 120 mm, da Società Consortile Iveco – Oto Melara (CIO) como o primeiro da lista dentro o processo de aquisição denominado Viatura Blindada de Cavalaria Média Sobre Rodas (VBC Cav – MSR 8×8).

O consórcio Leonardo-Iveco deve assinar o contrato até 5 de dezembro e fornecer os dois primeiros veículos dentro de seis meses. Seguirá ainda um primeiro fornecimento de 96 blindados, em cerca de 900 milhões de euros, com um potencial de até 220 blindados em 2 bilhões de euros. Na disputa, o grupo derrotou o General Dynamics Land Systems (LAV 700) e os chineses da Norinco (ST-1 BR).    

O Centauro II é um sistema 8×8 sobre rodas equipado com armamento de 120 mm, representando o que há de melhor no setor em termos de potência, observação, mobilidade, ergonomia, performance de tiro, comunicação e proteção da tripulação.

ACESSE ABAIXO MAIS INFORMAÇÕES

O Centauro II e o futuro da Cavalaria do Exército Brasileiro