UIL

Europeus, entre os quais italianos, buscam oportunidades de investimento na Copa de 2014

Dirigentes da Prefeitura de Curitiba participaram de um encontro sobre a Copa de 2014 com representantes dos estados, províncias e departamentos que compõem o grupo "Quatro Motores para a Europa", nesta terça-feira (2), no Palácio das Araucárias. O grupo é integrado pela Região Rhône-Alpes (França), Baden-Württemberg (Alemanha), Catalunha (Espanha) e Lombardia (Itália).

Os europeus, que têm grande experiência em eventos esportivos, vieram conhecer e discutir as oportunidades de negócios geradas pela realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O seminário foi organizado pelo Comitê de Assuntos Executivos do Paraná para a Copa do Mundo Fifa 2014.

"Curitiba tem sido muito elogiada pela maneira como está encaminhado o planejamento e o processo de preparação para a Copa, um evento que atrairá a atenção de todo o mundo e que trará benefícios duradouros para a cidade", afirmou Luiz de Carvalho, gestor de cidade-sede para a Copa 2014 em Curitiba. "A presença desses potenciais investidores é bem vinda, assim como toda a iniciativa privada com seus projetos, que hoje estão em fase de prospecção", completou.

No evento, a assessora para assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), engenheira Susana Costa, apresentou o planejamento urbano do município e os projetos previstos para sediar a Copa. "O representante da Alemanha, país que promoveu uma Copa exemplar, elogiou muito o projeto de Curitiba", afirmou Susana.

O representante alemão, Richard Drautz, disse que um dos grandes sucessos da Copa da Alemanha foram as festas de torcedores, realizadas nos chamados Fan Parks. Estes espaços se tornaram exigência da Fifa, e não será diferente em Curitiba. Drautz lembrou que empresas alemãs estão participando da Copa do Mundo da África do Sul, especialmente em comunicações e transferência de tecnologia. "O evento de vocês será um sucesso e não tenho dúvidas que nenhum país merecia mais a Copa que o Brasil", afirmou.

O secretário de Relações Internacionais da Catalunha, Enric Aloy, afirmou que a Copa deve ser vista como uma oportunidade de garantir melhorias definitivas para Curitiba. A cidade de Barcelona, lembrou Aloy, após a realização das Olimpíadas triplicou o número de turistas por ano, de 3 milhões para 9 milhões. "Todo o mundo fica de olho na cidade. É uma hora extraordinária para mostrar seu cartão de visitas", disse. (SMCS, com informações da AEN)