Quanto ganha um taxista na Itália e como tirar a carteira
Para se tornar um taxista na Itália, você deve ter pelo menos 21 anos, ser cidadão italiano ou da UE, ter diploma de ensino médio, residir a 50 km da área de operação e não só.
O taxista na Itália pode trabalhar filiando-se a uma cooperativa de rádio-táxi ou pode realizar seu serviço de forma independente. No primeiro caso, ele receberá ligações de clientes encaminhadas pelo call center da empresa ou poderá se posicionar nas áreas de táxi dedicadas à espera de potenciais clientes. No segundo caso, ele não poderá usufruir das facilidades do call center e terá que escolher os pontos estratégicos onde deixar de esperar por potenciais clientes.
O taxista deve ter grande conhecimento das ruas e da cidade. Além disso, são regras de conduta para o taxista na Itália:
- manter seu veículo limpo e eficiente;
- satisfazer as solicitações dos clientes, relativamente aos caminhos a percorrer;
- cuidar do carregamento e acondicionamento da bagagem;
- usar roupas decentes;
- cumprir todas as regras estabelecidas pelo regulamento de táxi;
- gerir corretamente o taxímetro, acionando-o no início da viagem e não quando o passageiro entra no veículo;
- ligar o sinal de táxi durante as horas de escuridão;
- fornecer serviço de transporte gratuito a passageiros com deficiência visual;
- permitir que qualquer passageiro e, possivelmente, animais como cães e gatos embarquem no veículo.
Em qualquer caso, para ter uma visão completa das obrigações do taxista na Itália, é aconselhável consultar o regulamento unificado para a gestão municipal dos serviços públicos de autocarros não regulares.
O taxista pode trabalhar por conta própria, como freelancer, ou como empregado, integrando as diversas empresas de rádio táxi presentes em todo o território nacional.
Requisitos para se tornar taxista na Itália:
- ter pelo menos 21 anos, limite além do qual podem ser obtidas as qualificações profissionais exigidas;
- ser cidadão italiano ou cidadão de outro estado da União Europeia ;
- não ter recebido uma ou mais penas de prisão definitiva superiores a 2 anos no total por crimes não culposos, salvo se tiver ocorrido anistia ou reabilitação;
- possuir diploma de ensino médio;
- não ser titular de qualquer outra autorização ou concessão administrativa e não exercer qualquer outra atividade de caráter continuado e profissional;
- residir a no máximo 50 km de distância da área em que pretende atuar.
No que diz respeito aos requisitos técnicos/profissionais são exigidos:
- possuir carta de condução de categoria B ou superior;
- possuir certificado de qualificação profissional (Cab), emitido pelos gabinetes de Motorização Civil após participação num curso de 2 meses e aprovação em exame final;
- ter a inscrição no registo provincial dos condutores de veículos utilizados em serviços públicos não regulares, feita na Câmara de Comércio a que pertencem. Também neste caso é necessário inscrever-se num curso e ser aprovado no exame final;
- possuir a licença de táxi no exercício da atividade.
Como tirar carteira de motorista de táxi na Itália?
Para obter uma carteira de motorista de táxi na Itália você pode participar de um concurso específico e, se aprovado, a licença é obtida gratuitamente; além disso, é possível adquiri-la pagando uma quantia em dinheiro cujo valor varia de cidade para cidade.
No primeiro caso, são os Municípios que gerem o procedimento de emissão da licença de táxi. Estes órgãos anunciam periodicamente um concurso público, organizado com base num regulamento definido pela Região a que pertencem, com um número de vagas muito limitado.
Normalmente, este concurso consiste numa prova oral e numa prova escrita, após a qual é necessário frequentar 2 meses de prática numa escola de condução para adquirir as competências necessárias para conduzir táxis. Contudo, como os concursos são feitos com base na população residente, raramente são realizados concursos para obtenção da licença. Portanto, resta seguir o segundo caminho, o da compra.
Mesmo neste caso, porém, há uma série de obstáculos a superar. Primeiro, você precisa encontrar alguém para vender a licença; em segundo lugar, há que considerar que o preço de venda não é baixo, uma vez que faz parte da negociação privada e está ligado à área de influência da cidade de referência. Por exemplo, para comprar uma licença em Milão ou Roma são necessários entre 150.000 euros e 170.000 euros, enquanto em Florença pode até chegar aos 300.000 euros. Normalmente o taxista adquire a licença através de hipoteca e devolve o investimento no prazo de 15 anos, devolvendo um valor entre 1.000 euros e 1.500 euros por mês.
Por último, o taxista só pode adquirir a licença a quem a tenha obtido há pelo menos 5 anos (nos primeiros cinco anos, aliás, é proibido mudar de titularidade da autorização municipal para conduzir táxi), a quem ter atingido a idade de 60 anos ou por qualquer pessoa que tenha ficado incapacitada para o serviço por doença, acidente ou retirada definitiva da carta de condução. Além disso, em caso de falecimento do titular da carta, esta pode ser transferida para os seus herdeiros , desde que cumpram os requisitos acima referidos, ou seja, idade, carta de condução, certificado de qualificação profissional e inscrição no registo.
Para completar, deve-se dizer que a licença também pode ser alugada por um período limitado de tempo. Geralmente, o aluguel é seguido da liberação do carro emprestado para uso ; na devolução, o carro deverá ser devolvido no seu estado original, sob pena de pagamento de eventuais danos.
Quanto ganha um taxista na Itália?
As tarifas estão sujeitas a controles das instituições e podem variar de cidade para cidade, de acordo com o horário e dia em que você deseja utilizar o serviço. Em geral, porém, eles se tornaram quase padrão em todo o país.
Por uma viagem em média o cliente paga entre 0,90 euros e 1,30 euros por km com tarifa mínima diurna de 3,00 euros, 5,00 euros com tarifa em feriado (ver domingo ou Natal) e 6,00 euros com tarifa noturna .
Por exemplo, se um taxista trabalha 24 dias por mês durante aproximadamente 8 horas por dia, fazendo 10 viagens com uma média de 15 km em cada sentido, o ganho será em média de 165,00 euros por dia que multiplicado por 24 dias equivale a 3.960, 00 euros brutos por mês .
Deste valor deverão então ser deduzidas as despesas relativas a combustível , manutenção automóvel , seguros num total de cerca de 700/800 euros por mês, bem como eventuais prestações de empréstimo de licença.
No final das contas, um taxista ganha cerca de 1.500,00/2.000,00 euros líquidos por mês .
Este salário obviamente varia muito de acordo com as estações do ano se você trabalha em um destino turístico; na verdade, nos meses de alta temporada os ganhos podem até dobrar ou triplicar.
Fonte: Sabrina Mirabelli/La legge per tutti
Notícias Relacionadas
-
Quanto ganha um taxista na Itália e como tirar a carteira
22 Jan 2025 -
Trentino Alto Adige é a região mais cara da Itália
29 Oct 2024 -
Supermercados, onde as compras custam menos na Itália
13 Sep 2024 -
Crise imobiliária: Aluguel de curta duração, em risco na Itália?
08 Jul 2024 -
Câmara italiana do PR lança Spazio Italocam Latam
26 Jun 2024