UIL

Eliminado o posto de Ministro para os italianos no exterior

Um grave erro. O fato de que não são mais representados, significa uma diminuição para os italianos residentes no exterior. A afirmação foi feita, na quarta-feira (17), por Mirko Tremaglia, a propósito da decisão do novo Governo de Romano Prodi de eliminar o posto de Ministro para os Italianos no Exterior, que agora deverão ser representados por um dos parlamentares eleitos nas últimas eleições.

O senador Franco Danieli deverá ser o sub-secretário do Ministério do Exterior para tratar dos assuntos referentes aos italianos no mundo.

Para Tremaglia, que inclusive foi o autor da lei que viabilizou a possibilidade de os italianos residentes no exterior terem direito a votar para o Parlamento Italiano, a decisão é um fato grave e provocara uma forte polêmica e queixas. E mais:

“Questo è fortemente negativo e mi auguro che, sotto la loro pressione, si ponga rimedio al problema nominando, anche se in ritardo, un ministro che, a mio avviso, deve essere cercato proprio tra gli italiani all'estero eletti.”