UIL

Fabio Porta em SC participa de homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil

O deputado italiano Fabio Porta (PD), eleito pela América do Sul, participou, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, da homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. A sessão especial foi presidida pelo deputado Mauro de Nadal (MDB), presidente da Casa, na noite da última segunda-feira (26). A iniciativa foi do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar Brasil-Itália, e contou com a presença de autoridades da comunidade italiana catarinense. 

A comemoração faz referência à chegada do navio "La Sofia" ao Espírito Santo, em 1874, com quase 400 italianos.

Fabio Porta, em seu pronunciamento, saudou os presentes e destacou a importância da homenagem e a grandeza da imigração italiana em Santa Catarina: “A presença italiana em Santa Catarina é grande, tem uma história, com muita probabilidade, a mais antiga da imigração italiana em 150 anos. O Brasil homenageia a maior epopeia que a Itália tem fora do próprio país, que é a dos italianos e de seus descendentes que nasceram fora da Itália”, disse.

O parlamentar também mencionou a abertura de uma representação consular italiana de carreira que, em breve, será instalada no estado. “Temos também a comemorar o fato de que Santa Catarina, através do empenho do Consulado Geral da Itália, da Assembleia Legislativa, do Comites, do CGIE e de todos que representam esta comunidade, terá um Consulado à altura desta grande história. Conforme nós pedimos há muitos anos, todos nós, nas suas várias atribuições, hoje o governo italiano já decretou e em breve teremos mais uma festa, uma comemoração”, enalteceu Fabio Porta. 

- Quero agradecer a todos os homenageados porque, bibliotecas, arquivos históricos, prefeituras, representam a continuidade desta história. Uma comemoração se faz para lembrar, mas principalmente para fortalecer os laços de amizade entre os dois países. Essa parte histórica é importantíssima para que as novas gerações, não somente do Brasil, mas também da Itália, possam conhecer um pouco mais desta parte da Itália. Com muito orgulho, no Parlamento italiano, apresentamos o projeto de lei de minha autoria para que os nossos estudantes, os jovens italianos, possam conhecer mais da história dos próprios antepassados que foram para Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo, para o mundo afora, construir um novo país. Conhecer significa valoriza, valorizar significa poder estabelecer novos projetos e novas parcerias -, finalizou Fabio Porta.

Durante a cerimônia, foram homenageados: Moacir Luiz Bogo, falecido em janeiro de 2024 (in memorian); Museu Histórico do Vale do Itajaí - Mirim - Casa de Brusque; Colégio Cônsul Carlos Renaux; Arquivo Histórico José Ferreira da Silva; Museu ao ar Livre Princesa Isabel; Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – Ceom; Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul; Arquivo Público de Santa Catarina; Curso de Letras - Italiano – UFSC; Cocal do Sul; Treviso; Urussanga; Siderópolis; Nova Veneza; Arroio Trinta; Laurentino; Rodeio; Massaranduba; Morro Grande; Lacerdópolis; Consulado-Geral da Itália em Curitiba.