UIL

Festival Colonial Italiano: successo assoluto

O XX Festival Colonial Italiano foi sucesso absoluto, reunindo 2.200 pessoas que participaram do evento no sábado (06),  e no domingo,(07), nos pavilhões da Fenachamp, em Garibaldi (RS). Este foi o maior público registrado nas últimas edições do evento.

No sábado, a recepção foi feita pela música do Quarteto In A. Após o jantar, o conjunto Canzone Per Te deu o tom da festa e levou muitas pessoas para a pista de dança ao som de músicas tradicionais italianas.

No domingo, a programação iniciou às 11h, com apresentação do Grupo de Canto e do Grupo de Danças Vivere Bene. Em seguida, durante o almoço, o coral Arcobaleno cantou por entre as mesas, contagiando os participantes do evento. Depois foi a vez do Grupo de Danças Stella D’Itália e do esperado show do grupo Ragazzi Dei Monti, que animou a tarde do domingo até às 17h.

O cardápio típico preparado com muita qualidade pela Associação Veteranos agradou aos visitantes: massa, galeto, polenta, queijos, salame, morcella, pão, radicci e, completando o quadro, uvas, suco de uva e muito vinho.

O Festival Colonial Italiano também inovou proporcionando ao visitante a opção de escolher qual vinho degustar. Seis vinícolas de Garibaldi marcaram presença, servindo vinhos tinto, branco e rosé.

Conforme a organização do evento, foram consumidos 6.000 pedaços de polenta, 200kg de massa, 700kg de frango, 120kg de salame, 160kg de queijo, 50kg de morcella. Quanto à bebida, foram 800 litros de suco e 750 litros de vinho.

O custo dos vinhos e sucos já estava embutido no valor dos ingressos, sendo oferecido à vontade. Os participantes também puderam adquirir espumante em taça, valorizando o produto máximo da Terra do Champanha.

Com o apoio da Emater e Secretaria de Agricultura, durante o domingo, foram comercializados produtos coloniais pelos Clubes de Mães e ainda artesanato.

A realização do evento foi da Associação dos Veteranos de Garibaldi, que no próximo dia 21 de maio completa 35 anos. "O Festival nasceu com o objetivo de divulgar a primeira Fenachamp, em 1981, e acabou se consolidando", conta o Presidente da Associação, Luiz Debiasi. O Festival conta com o apoio da Prefeitura de Garibaldi, através da Secretaria Municipal de Turismo.