UIL

Festival Internacional de Folclore mobiliza a comunidade de Nova Prata

Com a participação de sete grupos brasileiros e seis estrangeiros, o 8º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata (RS) tem início nesta sexta-feira (5) e segue até o dia 14 de agosto. O evento contará com cerca de 1.500 artistas oriundos de diversos países: China, África do Sul, Ilha de Páscoa, Tailândia, Filipinas e Lituânia. O público esperado é de 60 mil pessoas. O evento é considerado o mais importante, no gênero, na região gaúcha da Uva e do Vinho.

Neste ano, o tema do evento enfocará a importância dos Mascates - os vendedores ambulantes que cruzavam os campos e serras gaúchos na segunda metade do século XIX -, no início da ocupação do território que veio a constituir o "Grande Prata", hoje conhecida como Nova Prata. A personalidade de destaque homenageada nesta edição é o pratense Paulo Lenzi.
 
Faz parte do Festival o Projeto Escola, em que alunos das escolas do município realizam pesquisas sobre a cultura dos grupos artísticos e têm a oportunidade de receber os visitantes para a realização de oficinas, palestras e brincadeiras. Também é realizada, na Sociedade Grêmio Pratense, a Feira do Livro que em 2005 está comemorando o centenário de nascimento do escritor Erico Verissimo.