UIL

Lydia Gabellini recebe homenagem póstuma em Porto Alegre

O primeiro ano de falecimento de Lydia Theresa Miotto Gabellini será lembrado, nesta sexta-feira, 20 de maio, dia da etnia italiana no Rio Grande do Sul, com um jantar na Massolin de Fiori Società Taliana, a partir das 20h, em Porto Alegre. Os ingressos para o evento estão esgotados.

Professora, tradutora e escritora, Lydia Gabellini seguia trabalhando, no auge dos seus 86 anos. Ela faleceu, em 21 de maio de 2015, em decorrência de um acidente vascular cerebral. Natural de Passo Fundo, desde a juventude vivia em Porto Alegre, onde se formou em Serviço Social e em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Seu livro “Colona é a Nona! A história da Imigração Italiana contada por uma avó” , lançado em 2005, conta a história dos primeiros imigrantes que saíram do nordeste da Itália e se estabeleceram na Zona da Colônia, no Rio Grande do Sul.  Através de uma narração lúdica, Lydia Gabellini conta desde a chegada dos pioneiros, suas conquistas e desafios, contextualizando momentos importantes como as missões jesuíticas, os açorianos, a Proclamação da República e a Guerra dos Farrapos, entre outros assuntos. A obra é usada como material didático em escolas gaúchas. 

Apaixonada por suas raízes e de personalidade dinâmica, Lydia presidiu a Associação Riograndense dos Professores de Italiano e foi uma das fundadoras do CTG 35, um dos mais tradicionais em Porto Alegre. Ela criou o curso de italiano da Massolin de Fiore, foi sua primeira professora e coordenadora.