UIL

São Francisco de Assis: A alegria exorciza demônios

Um dos maiores santos da história da Igreja testemunha: "O remédio mais seguro contra as mil insídias do inimigo é a alegria espiritual".

São Francisco de Assis afirmava que “a alegria exorciza demônios“, pois os inimigos de Deus vivem na completa ausência da verdadeira alegria.

De fato, o frei Tomás de Celano, em seu segundo relato sobre a vida do santo Pobrezinho de Assis, testemunha que São Francisco pregava a alegria como defesa contra as armadilhas do diabo:

“Este santo afirmava que o remédio mais seguro contra as mil insídias e astúcias do inimigo é a alegria espiritual (…) O demônio exulta, acima de tudo, quando consegue arrancar do servo de Deus a alegria do espírito. Ele leva um pó que possa jogar, o mais possível, nas pequenas frestas da consciência e sujar a candura da mente e a pureza da vida. Mas quando a alegria espiritual enche os corações, em vão a serpente derrama o veneno letal (…) Quando, porém, o espírito está choroso, desolado e tristonho, é facilmente absorvido pela tristeza ou levado a alegrias enganosas. Por conseguinte, o santo se esforçava para sempre manter-se na alegria do coração, para conservar a unção do espírito e o óleo da alegria. Com o máximo cuidado evitava a péssima doença da tristeza, de modo que, quando a sentia a penetrar na mente, ainda que um pouquinho, corria o mais depressa possível à oração” (2Cel 125).

São Francisco de Assis nasceu em 5 de julho de 1182, na cidade de Assis, na região da Umbria, província de Perugia, na Itália. Filho de uma abastada família, abriu mão de uma vida rica e extravagante para seguir a vida religiosa segundo o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi o fundador da Ordem dos frades Menores, conhecida como Franciscana. Faleceu em 1226, no dia 3 de outubro, aos 44 anos, e foi canonizado em 1228, menos de dois anos depois. É conhecido como o protetor dos pobres e doentes e também patrono dos animais e da natureza.  

Fonte: Aleteia, publicado em 28/05/19.