UIL

Italianos exercitam a e-democracy com seus deputados no PE

Em uma iniciativa do Departamento de Informação da Itália no Parlamento Europeu, já está disponibilizado, para os cidadãos e cidadãs italianos, um serviço na Internet que permite contato com os deputados da Itália. É a primeira praça virtual e interativa, a Europaforum, um instrumento no âmbito do conceito da e-democracy, que favorece a participação direta dos eleitores na vida das instituições da União Européia, com a devida conexão com a realidade regional do país.

O novo portal, que surgiu em colaboração com o Eurosportello/Confesercenti, será testado nos próximos quatro meses. Nesse período, os eleitores italianos poderão se reportar diretamente aos seus representantes sobre questões de interesse geral. Os deputados, por seu turno, também podem inserir comentários em uma área reservada a esse fim.

Em uma seção denominada Cara Europa ti scrivo, os visitantes são convidados a dar suas opiniões sobre questões que envolvem a ação da Europa na Itália. Além disso, há uma seção com notícias e eventos.

Trata-se, sem dúvida, de um aprimoramento do processo democrático, a partir do estabelecimento de um canal de comunicação eleitor/representante, que faz uso da realidade digital que já impregana todos os setores e as relações dos tempos atuais.

Confira:
 
http://www.europaforum.it/