UIL

Italianos trazem Ecologia Humana para o Brasil

O presidente da Associação Italiana de Ecologia Humana, Roberto Masier, e a pesquisadora da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Padova, Elena Pisani, a partir de acordos de cooperação já firmados com instituições de ensino superior do Estado do Paraná, encaminharam a criação, em um curto espaço de tempo, de um curso em ecologia humana, que será estruturado em parceria com a instituição italiana.

Nesta semana, ao participarem da reunião da Escola de Governo, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o arquiteto Jean Pierre Velo, representante da universidade no Brasil, destacou que a ecologia humana é uma ciência que existe há 30 anos na Itália. Ela classifica um profissional chamado ecólogo humano, que deve fazer a conexão entre a comunidade, os técnicos e o poder público visando soluções ambientais e eco-sustentáveis, promovendo, assim, a qualidade do território”, destacou.

Para o secretário especial de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, que apresentou os professores durante a reunião, a visita da delegação ao Paraná é uma forma de estreitar o relacionamento e a solidariedade entre a população paranaense e a da região do Vêneto. “A cooperação entre essas duas localidades nos deixa próximo daquilo que acreditamos, de que a única forma de salvar o ser humano na Terra é a solidariedade entre os povos”, disse ele.

Durante a reunião, os professores  conversaram  com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, que já demonstrou interesse em discutir o tema da ecologia humana. Além disso, homenagearam o governador Roberto Requião com lembranças da região do Vêneto.

Roberto Masier e  Elena Pisani, definiram a homenagem como um sinal de amizade e respeito, pela relação histórica entre Padova e o Paraná, que vem desde os tempos da imigração italiana no Brasil.