UIL

Relato V - Mughetti

Por Annamaria Girotto*

“Il viale della Mandria” esteve sempre muito presente durante os quinze anos em que vivi na Itália. Trata-se de uma alameda que faz parte da belíssima Reggia di Venaria Reale, castelo medieval e jardins  famosos (vide Relato IV – Fascinação por castelos), próximos a Turim, Região Piemonte, arquitetônica e historicamente importantes. Foi propriedade dos Savoia. Naquele tempo eu tinha uma amiga e colega de escola que morava em um tipo de condomínio fechado, “villa”, situado no fim dessa alameda reta e comprida e que outrora pertencera à família Médici Del Vascello. Quando ela terminava, havia um “cancello”, portão de ferro, sempre fechado, que separava o “viale” de uma reserva. Desconheço os motivos, mas, a entrada só era permitida mediante autorização especial.

Como essa amiga morava no local, eu ia seguidamente à sua casa, que se encontrava no meio do bosque cheio de “mughetti”, florzinhas brancas que parecem sininhos e possuem um perfume inebriante. Nos embrenhávamos no bosque para colhê-las. Meu pai tinha permissão para colher cogumelos nessa reserva – não sei como conseguira - e nessas ocasiões, sempre me levava com ele. Era nesse mesmo bosque que, em dezembro, ele ia cortar o pinheiro de Natal.

Nesse “viale della Mandria” eu andava de bicicleta sem apoiar as mãos no guidão, aproveitando o fato de ser um caminho muito reto. Passeava muito nesse local, e, nas tardes de verão, gostava de observar os grilos que entravam e saíam dos buracos na terra. Nas noites muito quentes, o viale se enchia de vagalumes. Para mim, pareciam fadinhas voando no escuro.

Desde que vim para o Brasil, nunca mais vi essa flor, mas seu perfume permanece vivo na minha memória. Será que essa florzinha só gosta de viver nos bosques da Itália?

*Annamaria Girotto é Artista Plástica, nasceu em Turim, Itália e residiu em Porto Alegre até o ano 2000. Atualmente, vive em Garopaba, em Santa Catarina. O texto faz parte de uma série de artigos e relatos nos quais a autora discorre sobre passagens vividas por ela e sua família na Itália e no Brasil. E-mail ricbonas@nbimoveis.com.br