Livro coordenado pelo italiano Domenico de Masi apresenta o Futuro do Turismo em SC
Lançamento do livro foi a primeira agente relacionada ao Festival de Cultura de Revello, onde o governador Luiz Henrique palestrou sobre o tema Paixão Política
O livro "O Futuro do Turismo de Santa Catarina" foi apresentado, na terça-feira (19/6), pelo governador Luiz Henrique, que falou da importância do desenvolvimento sustentável e dos modelos de turismo adotados por países de primeiro mundo. Sob a coordenação geral do sociólogo italiano Domenico De Masi, em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), foi empreendida uma pesquisa que resultou na publicação, lançada no Museu Cruz e Souza.
Temos duas lições importantes. A primeira, é que precisamos atrair turismo de qualidade e a segunda é que esse turismo não deve ser sazonal, mas ano todo. E a melhor resposta para isso é o turismo cultural, afirmou o governador. Luiz Henrique disse que o Governo tem buscado esse público, mostrando o Estado e atraindo investimentos e visitantes. Já estive em 12 missões internacionais, levando material nos mais diversos idiomas, como ucraniano e polonês. E quando nos conhecem, os turistas e os empreendedores vêm, avaliou.
Um dos resultados dessas missões vai movimentar Florianópolis e deve atrair turistas de todo o país e exterior em abril do próximo ano. O lançamento do livro foi a primeira agenda relacionada ao Festival de Cultura de Ravello também coordenado por Domenico De Masi que terá, pela primeira, uma edição fora da Itália. Trata-se de um festival de arte e cultura que reúne cerca de 200 dos mais importantes pensadores da atualidade em torno de um tema.
Este ano, na Itália, Luiz Henrique será um dos palestrantes e vai falar sobre Paixão política. No próximo ano, como anfitrião, o governador quer abrir as atividades com a inauguração do Teatro Pedro Ivo, junto ao Centro Administrativo do Governo, na SC 401. O teatro terá 900 lugares. Vai ser um dos melhores do mundo, antecipa.
Parceira da pesquisa sobre o futuro do turismo, a Unisul foi representada pelo vice-reitor Sebastião Salésio Herdt. É evidente o potencial cultural do Estado e é a partir do conhecimento que se desenvolvem as soluções mais adequadas ao universo de potencialidades, destacou. E a pesquisa e as projeções não vão parar por ai. De acordo com o secretário especial da Articulação Internacional, Vinícius Lummertz, este é apenas o primeiro estudo publicado. Dois outros estão sendo preparados. Um sobre o futuro do Litoral e o outro vai ser feito sobre a moda em Santa Catarina, adiantou.
O governador Luiz Henrique acompanhou todo o cerimonial, encerrado por solistas da Camerata Florianópolis, ao lado da primeira-dama Ivete Appel da Silveira. O secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel; a presidente da Cohab, Maria Darci da Motta Beck; o presidente da Santur, Marcílio Ávila; o secretário regional da Grande Florianópolis, Valter Galina; a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Elizabeth Anderle, entre outras lideranças e convidados, também prestigiaram o lançamento e as apresentações regidas pelo maestro Jéferson Della Rocca.
Notícias Relacionadas