Mafia calabresa entra na lista da Casa Branca
Washington (ORIUNDI) - O presidente dos Estados Unidos, George Bush, incluiu a máfia calabresa la ndrangheta na lista negra das organizações criminosas dedicadas ao narcotráfico. A medida, anunciada pelo Governo dos EUA na última semana, visa impedir que a organização consiga acesso ao sistema econômico e financeiro norte-americano. Outro grupo incluído foi o Pkk, integrado por rebeldes curdos.
A decisão permitirá, por exemplo, o congelamento dos bens norte-americanos pertencentes a membros da 'ndrangheta que, segundo especialistas, já superou a máfia siciliana no controle do tráfico de drogas. Dados do instituto Eurispes indicam que, em 2007, os negócios da organização nesse âmbito renderam 44 bilhões de euros.
A inclusão da mafia calabresa na lista da Foreign Narcotics Kingpin Designation Act está relacionada ao fato de que o grupo aumentou sua influência sobretudo no nordeste dos Estados Unidos. A Casa Branca, no comunicado, manifesta sua expectativa de contar com o apoio e a cooperação do governo italiano para ações coordenadas em relação à ndrangheta.
Notícias Relacionadas