UIL

Morre Ernesto Illy, o alquimista do sabor

Italiano foi o responsável pelo aprimoramento da qualidade do café brasileiro

O alquimista do sabor, o embaixador do café, o responsável pelo aprimoramento da qualidade do produto  brasileiro, o presidente honorário da illycaffè, empresa italiana dona de uma das mais conceituadas marcas de café expresso em todo o mundo, morreu no último domingo, aos 82 anos, em Trieste. A empresa fundada em 1933, que negocia seus produtos em 140 países, e que desde 1991 organiza no Brasil o Premio Qualidade do Café para Expresso, fez o comunicado oficial nesta quarta-feira (06).

Responsável por investimentos em pesquisa que aprimoraram o café brasileiro,  que representava 50% das 30 mil toneladas consumidas pela empresa, apaixonado pelo  Brasil, Ernesto Illy recebeu diversas condecorações em reconhecimento pelas suas contribuições ao desenvolvimento da cafeicultura nacional, conforme destaca a revista Cafeicultura.. Em 2002, recebeu o título de “Cidadão Carmelitano” da Câmara Municipal de Monte Carmelo (MG), pelo estímulo à cafeicultura do cerrado mineiro.

Em 2004, recebeu a mais alta condecoração do Estado do Espírito Santo, a Comenda Jerônimo Monteiro, das mãos do governador Paulo Hartung, e o título de “Cidadão Vendanovense” (Venda Nova do Imigrante, ES). Dois anos depois, a Câmara Municipal de Araponga (MG) o reconheceu com o título de “Cidadão Honorário”. No ano de 2005, foi homenageado pelo GEI (Gruppo Esponenti Italiani) pela colaboração no fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Itália.

Ernesto Illy, para quem o segredo de um bom café vem da lavoura,  comandou a empresa, sediada em Trieste, de 1963 a 2005. Formado em química pela Universidade de Bolonha, Ernesto Illy presidiu o Instituto para a Informação Científica sobre Café e o Comitê de Promoção da OIC (Organização Internacional do Café).O cargo que recebeu do pai ele transmitiu para o filho Andréa. 

Filho de Francesco Illy, o fundador da illycaffè, Ernesto Illy nasceu em Trieste, n em 1925. Casado com Anna, teve quatro filhos: Francesco, Riccardo, Anna e Andrea.

Reconhecido mundialmente no mundo do café por seu alto nível de especialização, Ernesto Illy, como destaca a revista Cafeicultura,  mantinha uma série de posições importantes em muitas organizações científicas internacionais, como: A.S.I.C. (International Conference on Coffee Science — Paris) – Ernesto Illy foi co-fundador da associação, e serviu como presidente em 1967 e, mais tarde, de 1979 a 1981. Atualmente era presidente de honra; P.E.C. (Efeitos Fisiológicos do Café – Paris) - Foi presidente em 1981;  I.S.I.C. (Instituto para a Informação Científica sobre Café - Paris) - Era presidente desde 1991; O.I.C. (Organização Internacional do Café - Londres) - Em setembro de 2002 foi eleito chairman do Comitê de Promoção do Café.

Em 1994 Ernesto Illy recebeu a honra de “Cavaliere del Lavoro” (Cavaleiro da Indústria).

Desde setembro de 1996, era presidente da Centromarca, associação da marca da indústria italiana. Em abril de 1997 recebeu o prestigiado prêmio “Lifetime Achievement Award”, da Specialty Coffe Association of America (SCAA), em reconhecimento pelo seu notável esforço e dedicação em promover café de alta qualidade. Em 2001 recebeu o Prêmio Tagliacarne e o “Qualità Italia Leonardo Award”. Em 2004 recebeu o título de Comendador da Ordem Flor do Café, da Anacafé (Associação Nacional do Café da Guatemala), em reconhecimento à contribuição dada aos produtores de café para atingir a mais alta qualidade. Em 2007 ele foi membro do conselho Allianz Spa, companhia de seguros italiana que está sob o grupo internacional Allianz SE.