UIL

Museu Egípcio oferece tour virtual

O Museu Egípcio de Torino (Piemonte), no norte da Itália, é o mais antigo museu, inteiramente dedicado à cultura egípcia, e é considerado, por valor e quantidade de achados, o mais importante do mundo depois do Cairo, no Egito. O acervo é formado por mais de 37.000 peças que cobrem o período do Paleolítico à era copta (por volta do século III no Egito Antigo).

Desde a sua fundação (1824), o Museu Egípcio está instalado no edifício denominado "Collegio dei Nobili", construído a partir de um projeto de Michelangelo Garove de 1679, no qual se encontram as primeiras antiguidades da coleção Drovetti, adquiridas pelo Rei Carlo Felice di Savoia (Torino, 6 de abril de 1765 – Torino, 27 de abril de 1831). O edifício, graças às intervenções de Giuseppe Maria Talucchi e Alessandro Mazzucchetti, foi ampliado e adaptado ao seu novo uso, na segunda metade do século XIX. 

O Museu foi aberto ao público, em 1832. A partir da década de 1980, também com o aumento de visitantes, tornou-se necessário planear um novo percurso de visita que conduzisse a novos espaços expositivos. Em 2019, o museu registrou 853 320 visitantes, tornando-se o sexto museu italiano mais visitado da Itália. 

Tour virtual

A visita inicia com as boas-vindas de Cèdric Gobeil, curador do museu. O passeio cria uma experiência de imersão e permite aos espectadores “caminhar” nas salas de exposição. As setas azuis indicam o caminho a seguir, enquanto o “i” aponta os monumentos e as atrações, possibilitando ao visitante virtual visualizar as peças em detalhes, em 3D, ler as informações técnicas e assistir a vídeos (áudio em inglês com a opção de legendas em italiano).

CLICQUE AQUI PARA CONHECER