No Rio de Janeiro, italianos e brasileiros debateram cidadania
A Procuradoria Geral do Estado, do Rio de Janeiro, por intermédio do Centro de Estudos Jurídicos, realizou, nesta semana, o IV Seminário Rio Roma Americana: o Império contra a Globalização, que será aberto ao público. O evento ocorreu no Auditório Machado Guimarães.
O seminário teve a participação de palestrantes do Brasil e da Itália, como ressalta o procurador-geral Francesco Conte, que obteve a parceria de importantes instituições. Foram debatidos no seminário temas históricos e jurídicos concernentes à noção de império na tradição romana e brasileira, ao universalismo jurídico, abrangendo a noção de cidadania e o desenvolvimento do direito internacional.
Trocamos trocar idéias e experiências sobre assuntos que interferem no dia-a-dia das pessoas, como o aspecto da cidadania, por exemplo - frisou Conte.
O programa do seminário incluiu o tema "O Império na tradição romana e brasileira", tendo como relatores Hélio Jaguaribe, do Instituto de Estudos Políticos e Sociais, José Carlos Brandi Aleixo, da Universidade de Brasília, e Ronaldo de Brito Poletti, da Universidade de Brasília.
Outro painel apresentado tinha como tema "O crescimento da cidadania", quando foram debatidos subtemas como "Cidadania contra a globalização" e "Direito da cidadania e movimentos sociais", com a presença de juristas da Universidade de Roma.