UIL

Novas regras para quem tem passaporte italiano

Desde quinta-feira, brasileiros com passaporte italiano estão sendo fotografados e tendo suas impressões digitais escaneadas ao entrarem nos EUA. Além de italianos, cidadãos de outras 26 nações - que não precisam de visto para uma permanência curta nos EUA - têm de passar pelo processo.

O Consulado Geral da Itália em Porto Alegre informa que a partir do dia 26 de outubro será obrigatório o passaporte italiano com sistema digital, inclusive para menores de 18 anos, para continuar tendo direito a entrar sem visto em território americano. Quem quiser continuar utilizando os velhos passaportes, nos quais estejam inscritos os filhos menores, deverá solicitar visto de entrada.

As novas regras, que entraram em vigor na quinta-feira, são a extensão de um programa iniciado em janeiro, que exige que qualquer viajante - entre eles brasileiros - que chegue aos EUA com visto, exceto diplomatas, deixe suas impressões digitais e seja fotografado. A obrigação irritou as autoridades brasileiras, que passaram a exigir a mesma coisa de cidadãos americanos que chegassem ao país.

Saiba mais

- Os brasileiros com passaporte italiano que planejam viajar aos EUA poderão continuar usufruindo da isenção de visto através do Visa Waiver Program mesmo após 25 de outubro, desde que tenham o documento com sistema digital.

- O consulado expede este tipo de passaporte desde 1999.

- A medida americana se aplica também aos filhos menores de 18 anos. Quem pretende viajar aos Estados Unidos com seus filhos menores deve solicitar a emissão de um passaporte individual para eles. Ao interessado será cobrado somente o custo do livreto (R$ 20), caso a taxa esteja em dia no passaporte do pai.

- Quem quiser continuar utilizando os velhos passaportes, nos quais estejam inscritos os filhos menores, deverá solicitar visto de entrada, pois não poderá se beneficiar do Visa Waiver Program.

- Informações: (51) 3228-2055 ou no site www.italconsulpoa.org.br