UIL

Papa convoca EUA para incentivar novos padres

O papa João Paulo II convocou, nesta sexta-feira, os norte-americanos a criar um dia nacional de oração para incentivar as vocações sacerdotais no país, onde abusos de escândalo sexual afetaram ainda mais o já pequeno número de novos padres. Num relatório elaborado neste ano, o Vaticano disse que o número total de padres caiu drasticamente na América do Norte e na Europa entre 1961 e 2001.

Na América do Norte, o total caiu de 71.725 para 57.988, num período em que houve crescimento da população. "Não se pode negar que o declínio das vocações sacerdotais representam um enorme desafio para a Igreja nos Estados Unidos, um desafio que não pode ser ignorado ou adiado", disse o papa num discurso para bispos norte-americanos em visita ao Vaticano.

Globalmente, o número de padres está em ligeira ascensão, graças à América Latina, Ásia e África. Além das mudanças culturais que já vinham reduzindo as vocações nos Estados Unidos, a onda de notícias de abuso sexual por parte de padres no país, em janeiro de 2002, também contribuiu para isso.

Apesar de a população católica dos EUA ter crescido de 45 milhões em 1965 para mais de 63 milhões, os padres vêm deixando suas atividades em número recorde e o número de seminaristas está caindo drasticamente, afirmam organizações católicas norte-americanas. Em conseqüência, hoje os EUA têm mais padres acima de 90 anos do que sacerdotes com menos de 30, informou a organização sem fins lucrativos Centro para Pesquisa Aplicada no Apostolado.