UIL

Uma hora de conversa entre Macron e Francisco

O encontro entre o presidente francês Emmanuel Macron e o Papa Francisco, nesta sexta-feira (26), iniciou às 11h05 e terminou às 12h05, anunciou o Vaticano. Em 2018, os dois já haviam se falado por um tempo recorde de 57 minutos.

No final da audiência privada, o pontífice argentino ofereceu ao presidente Macron uma cerâmica representando a Basílica de São Pedro vista dos jardins do Vaticano. Além disso, deu-lhe alguns escritos papais, como a sua Mensagem para a Paz do ano em curso, o Documento sobre a Fraternidade Humana e um livro sobre a cerimônia da Statio Orbis de 27 de março de 2020, quando o Papa rezou sozinho em St A Praça de Pedro em plena pandemia.

Como manda a tradição diplomática, Emmanuel Macron também ofereceu presentes ao Papa, neste caso, deu-lhe duas biografias de Ignazio di Loyola: a primeira, rara, é uma versão de 1585 escrita por Giovanni Pietro Maffei; o segundo chama-se Iñigo e foi escrito por François Sureau, membro da Académie Française.

Ao final do encontro privado houve um momento de encontro (com duração de 10 minutos) com a delegação que acompanhava o presidente da França - ministros Bruno Lemaire (Economia), Florence Parly (Defesa), Jean-Yves Le Drian (Relações Exteriores) e Clément Beaune (Secretário de Estado responsável pelos Assuntos Europeus).

Seguiu-se um encontro com o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, e Mons. Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados: "As boas relações bilaterais existentes foram sublinhadas", anunciou um comunicado enviado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Fonte: Originalmente publicado em Aleteteia.org - Leia aqui a matéria em italiano