UIL

Papa pede que dom da paz chegue a todo o mundo

O Papa João Paulo II encerrou, na sexta-feira, sua agenda de atos públicos do ano com um pedido para que o dom da paz chegue a todo o mundo. Como é praxe, na tarde de 31 de dezembro o Pontífice presidiu, na Basílica de São Pedro, uma missa de "Te Deum" durante a qual pronunciou uma breve homília.

"Outro ano se encerra. Com viva consciência da fugacidade do tempo, nos reunimos esta noite para agradecer a Deus por todos os dons que nos deu em 2004", disse o Papa.

O Pontífice invocou a Virgem Maria para que "nos acompanhe nesta passagem para o novo ano" e solicitou sua intercessão para que a paz se estenda por todos os países do mundo. A missa foi o último ato da extensa agenda de João Paulo II em 2004, quando completou 26 anos de Pontificado, o que o torna o terceiro Papa a ficar mais tempo no cargo entre os 264 que já teve a Igreja Católica.

A aparência do Papa hoje foi a mesma dos últimos tempos, devido a seu aspecto debilitado e sua delicada saúde, embora sua voz tenha se feito clara no templo, que estava abarrotado de fiéis. Durante este ano o Papa manteve numerosas audiências privadas nas dependências vaticanas, assim como 48 de caráter público.

No total, em todas essas atividades estiveram presentes cerca de 2,2 milhões de pessoas, segundo dados da Santa Sé, que confirmou alguns atos para a agenda imediata de João Paulo II, que não deseja modificá-la apesar de seu estado de saúde.

Esta meia-noite o Papa realizará uma missa extraordinária em sua capela privada pelas vítimas do devastador terremoto que atingiu há poucos dias vários países do sudeste asiático, causando pelo menos 123 mil mortes e enormes prejuízos materiais.

O começo do novo ano trará mais atividades do Papa, que amanhã pela manhã realizará uma missa em São Pedro por causa da 38ª Jornada Mundial da Paz, baseada na idéia de fomentar a construção de uma "cidadania mundial".

Ao meio-dia, o Pontífice irá ao balcão de sua biblioteca no Palácio Vaticano para comandar a reza do Angelus e saudar os fiéis. À parte das audiências públicas e privadas, na agenda de João Paulo II em 2005 está prevista sua presença em Colônia (Alemanha) em agosto, para participar da Jornada Mundial da Juventude.