UIL

Papa poderia regressar ao Vaticano na Semana Santa

 O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro Valls, disse hoje que se "espera" e se "almeja" que o Papa esteja no Vaticano para a Semana Santa.

O porta-voz vaticano disse que os médicos prescreveram ao Pontífice um período de limitação no uso da voz por precaução.

Ao mesmo tempo, a fonação do Pontífice continua melhorando, disse Navarro Valls ao ler o novo boletim sobre as condições de saúde de João Paulo II.

O texto do informativo médico lido hoje é o seguinte: "Segue a melhoria das condições gerais do Santo Padre, o que permite que o Papa fique longos períodos do dia numa poltrona. Não se tem verificado complicações vinculadas à intervenção de traqueotomia", à que foi submetido em 24 de fevereiro.

Navarro Valls disse também que "se observa uma continua melhoria da fonação graças às diárias sessões de reabilitação. E que foi prescrita uma prudente limitação do emprego da voz para favorecer uma melhor recuperação da função laríngea".

"O próximo comunicado será emitido na quinta-feira 10 de março às 12.30 hora local (11.30 GMT), acrescentou o porta-voz.

Quando o Papa regresse ao Vaticano na Semana Santa, o próprio Pontífice decidira as "modalidades" da sua participação nos ritos de esse período.

"Desejamos que o Papa passe a Semana Santa no Vaticano", destacou Navarro Valls, e precisou que "quando esteja na Santa Sede decidirá (o Papa, ndr) as modalidades de participação no calendário das cerimônias, que continua fixo".