UIL

Papa recebeu a jornalista italiana Oriana Fallaci em Castelgandolfo

Bento XVI recebeu no sábado em sua residência de verão de Castelgandolfo (imediações de Roma) a jornalista italiana Oriana Fallaci, contrária ao diálogo com o Islã e admiradora do Papa alemão, indicaram nesta terça-feira fontes do Vaticano.

A jornalista, perseguida pela justiça italiana por ofender os muçulmanos em alguns de seus escritos, foi recebida pelo Papa, informou a mesma fonte.

Bento XVI e a jornalista, que se define como uma "atéia cristã", não divulgaram o encontro, que acabou sendo noticiado por pessoas próximas à jornalista

Oriana Fallaci, de 75 anos, que atualmente mora nos Estados Unidos para se tratar de um câncer, reiterou no dia 25 de junho seus ataques contra a religião muçulmana numa entrevista ao jornal americano "Wall Street Journal".

"A Europa já não é Europa, é a Eurábia. A Europa foi colonizada pelo Islã e essa invasão não aconteceu apenas no plano material, mas também no mental e cultural", declarou.

"Sinto-me menos só quando leio as obras de Ratzinger", acrescentou.

Antes de suceder João Paulo II, o cardeal Joseph Ratzinger expressou sua inquietação diante "da desordem interior" do Ocidente, num momento em que "a alma histórica não despertou de novo", e sua oposição à entrada da Turquia na União Européia.