UIL

Papa se recupera e se alimenta bem, diz Vaticano

O Vaticano informou na manhã desta segunda-feira que o papa João Paulo II está se recuperando bem e começou a fazer exercícios de reabilitação para a voz e a respiração.

Um comunicado assinado pelo porta-voz da Santa Sé, Joaquin Navarro-Valls, informa que o pontífice está comendo regularmente.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, o papa tem passado uma parte do dia sentado em uma poltona.

A agência diz que o comunicado não informa quanto tempo João Paulo II passará no hospital, recuperando-se de uma cirurgia realizada na última quinta-feira, na qual foi inserido um tubo em sua garganta para facilitar sua respiração.

Surpresa

No domingo, o papa fez uma aparição supresa na janela de seu quarto, no hospital em Roma, e acenou para os fiéis que estavam em frente à clínica enquanto um assistente lia sua mensagem aos fiéis no Vaticano.

Em uma cadeira de rodas, o papa fez o sinal da cruz para abençoar os fiéis, mas não falou.

Do décimo andar, onde fica seu quarto, João Paulo II parecia frágil e, além de acenar para os fiéis, fez gestos em direção de sua garganta. Em seguida foi levado de volta ao quarto por seus ajudantes.

Os médicos do hospital Gemelli afirmaram que João Paulo II não teria condições de acenar aos fiéis da janela devido à traqueostomia realizada na quinta-feira.

A primeira aparição do pontífice desde a operação durou pouco mais de um minuto, mas serviu para assegurar aos católicos no mundo todo que o Papa está lutando contra mais este problema de saúde, segundo David Willey, correspondente da BBC em Roma.

Primeira vez

No domingo, pela primeira vez em 26 anos de pontificado, o papa não celebrou a tradicional bênção de domingo, o Angelus, mas seu texto foi lido no Vaticano por um assistente.

O papa sempre manteve a tradição de comparecer à bênção de domingo, mesmo quando não estava em condições de realizar toda a cerimônia.

João Paulo II não deixou de celebrar o Angelus nem depois de sofrer uma tentativa de assassinato em 1981 ou após passar por uma cirurgia para tirar um tumor no intestino em 1992.

O arcebispo Leonardo Sandri leu a mensagem do pontífice aos fiéis na Praça de São Pedro. Na mensagem, o Papa pediu que os fiéis rezassem por ele.

"Peço que continuem a me acompanhar... com suas preces", disse João Paulo II em sua mensagem.

"O atual período de penitência (da Quaresma) também nos ajuda a entender melhor o sofrimento que, de uma forma ou de outra, diz respeito a todo nós. Apenas olhando para Cristo e o seguindo com paciência e confiança iremos entender como toda a forma humana de dor inclui uma divina promessa de salvação e felicidade", disse o Papa.

"Quero que esta mensagem de conforto e esperança alcance a todos, especialmente aqueles que estão passando por momentos difíceis, que estão sofrendo de corpo e alma", afirmou o pontífice na mensagem.