UIL

Papa tem um caderno para governar a Igreja

Um caderno foi colocado sobre o leito do Papa João Paulo II, perto de sua mão direita, para que possa seguir governando a Igreja Católica, informou nesta sexta-feira uma fonte do Vaticano.

João Paulo II, de 84 anos, foi submetido com êxito a uma traqueostomia na quinta-feira para facilitar a respiração no hospital romano Gemelli, onde havia sido internado na parte da manhã por causa de uma crise respiratória.

No caderno, sem dúvida por período relativamente longo, o Sumo Pontífice poderá divulgar suas necessidades pessoais e suas diretrizes para a Igreja Católica, acrescentou a fonte.

As mensagens serão destinadas a seus colaboradores imediatos: seu secretário pessoal, monsenhor Stanislaw Dziwisz, o adjunto deste, monsenhor Mieczyslaw Mokrzycki, e a fiel irmã Tobiana, diplomada em Medicina.

As folhas com as decisões mais importantes, relativas à Igreja, serão reservadas ao cardeal secretário de Estado Angelo Sodano, que permanece encarregado pela administração cotidiana da Santa Sé.

"O Sumo Pontífice pode exercer seu poder jurisdicional mesmo sem uma palavra", lembrou o cardeal Francesco Pompedda, prefeito emérito do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica, a principal autoridade da Igreja Católica, citado pela revista italiana Família Cristã.

"Se trata de um ato de vontade que pode ser manifestado de diversas formas, por escrito ou por gestos", explicou.

Nenhuma norma escrita sobre uma eventual incapacidade papal foi promulgada, mas segundo o cardeal Pompedda, "a atitude que inspirou esta decisão foi dizer: se isto acontecer um dia, veremos. É uma página deixada à Providência".