UIL

Pavan prestigia a cultura italiana no Sul de Santa Catarina

Os últimos dias da quarta interinidade do vice-governador Leonel Pavan à frente do Executivo catarinense contou com compromissos em diversos municípios na região Sul do Estado. O governador em exercício prestigiou festividades ligadas à cultura e à religiosidade dos imigrantes e descendentes de italianos que vivem na região.

Além de Criciúma e Urusssanga, Pavan prestigiou no sábado (26) pela manhã, em Nova Veneza, a tradicional missa no Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, cuja romaria costuma reunir 25 mil pessoas no domingo (27). A cerimônia foi concelebrada pelo bispo de Criciúma, Dom Paulo Antônio De Conto, que relatou detalhes dos primórdios da devoção à Nossa Senhora do Caravaggio, trazida pelos imigrantes que se estabeleceram na região.

No final da manhã de sábado, o governador em exercício acompanhou em Urussanga a cerimônia de renovação do Gemellaggio, acordo cultural que renova os laços de amizade entre o município catarinense e o município italiano de Longarone, na região do Vêneto. A cerimônia contou com a presença do prefeito Luiz Carlos Zen e de autoridades italianas, além de apresentações de música italiana.

Em seu pronunciamento, Pavan saudou as autoridades presentes e lembrou de sua origem italiana, destacando a importância de estimular o resgate da cultura dos antepassados. Urussanga completou no sábado seus 129 anos de emancipação e o governador em exercício esteve em alguns estandes do X Ritorno alle Origini, evento de celebração das tradições culturais e gastronômicas da cultura italiana na região. Logo em seguida Pavan deslocou-se para Blumenau, no Vale do Itajaí, para cumprir outros compromissos.