Pintura de El Greco volta para casa depois de 400 anos
Uma pintura desconhecida do grande mestre El Greco, encontrada por acaso dentro de um envelope em um apartamento na Espanha, irá finalmente voltar para casa depois de ser comprada em leilão pela ilha grega de Creta.
O retábulo de altar portátil de óleo sobre madeira, intitulado "O Batismo de Cristo", de Domenikos Theotokopoulos -- mais conhecido como El Greco (O Grego) --, foi vendido na quarta-feira por 789.250 libras (1,5 milhão de dólares) para a prefeitura de Creta.
El Greco nasceu na Grécia em 1541.
O trabalho, que cabe perfeitamente dentro de um envelope de tamanho médio, foi encontrado este ano quando um homem que vive em um apartamento pequeno no oeste da Espanha respondeu a um anúncio que oferecia avaliações de objetos de arte.
"Encontrar uma pintura de tal beleza e importância foi uma total surpresa", disse Paul Raison, da casa de leilões Christie's. A pintura não consta de nenhum catálogo das obras do artista.
O trabalho, que estava na mesma família desde a metade do século 19, data de um período breve que El Greco passou em Veneza, entre 1567 e 1570, uma fase crucial de transição no desenvolvimento do artista, cuja obra inspirou mestres do século 20 como Pablo Picasso e Jackson Pollock.
Seu estilo e composição são semelhantes a uma das obras mais conhecidas de El Greco, o "Tríptico de Módena", que se acredita ter sido pintado por volta de 1568.
Rico e festejado em vida, mas relegado ao esquecimento na história da arte pouco após sua morte, ocorrida em 1614 em Toledo, El Greco foi redescoberto no século 19. Ele se adiantou à sua época no uso que fazia da luz e das cores e também em suas imagens de morte e salvação.