UIL

Porto Alegre perde Biagio Sanzi: o Gigante do Copa

Proprietário do restaurante italiano Copacabana, o mais tradicional em Porto Alegre, Biagio Sanzi faleceu na noite da última quarta-feira (22), aos 86 anos de idade. Natural de Morano Calabro, no sul da Itália, ele vivia no Brasil desde 1936, para onde viera com a mãe, os irmãos e o avô, com o sonho de construir uma nova vida na América.

A história de Biagio Sanzi reconta a trajetória de muitos imigrantes italianos que chegaram a Porto Alegre nas primeiras décadas do século passado.

Ele, com o irmão Luiz, era proprietário do Café Nice, no centro da capital, antes de assumir o Copacabana, em 1953, em sociedade com Leonardo Vitola, fundador do restaurante, e, posteriormente, com Francesco Spina.

Biaginho, como era chamado pelos amigos, era considerado o pequeno gigante do Copa, pois a ele é atribuído o grande impulso dado a casa, que inicialmente era um mercado de miudezas, onde eram servidos prato-feito e café da manhã. Em outubro próximo, o Copacabana completa 70 anos, seguramente, graças ao seu dinamismo, entusiasmo e competência.

A imagem de Biagio Sanzi no restaurante Copacabana ficará gravada na memória de quem o conheceu, percorrendo as mesas do restaurante, esbanjando simpatia e cordialidade, atento à qualidade dos pratos e dispensando atenção especial aos clientes.