UIL

Projeto visa implantar Cooperativa de Gastronomia e Turismo

Com o objetivo de promover a integração da cadeia produtiva que envolve os setores da gastronomia e do turismo, foi lançado, na última quarta-feira (10), o projeto de Cooperativa de Gastronomia e Turismo, que conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. A perspectiva é que, por meio do sistema cooperativista, seja possível reduzir custos administrativos e operacionais; desenvolver projetos e ações de negócios em rede; parcerias entre cooperativas de diversos ramos, como o agro-pecuário e produção de alimentos.  A meta para 2006, no Estado, é de atingir um quadro social composto por mais de 300 associados.

Estiveram presentes o secretário estadual de Turismo, Luís Augusto Lara, o presidente da OCERGS, Vicente Bogo, o Coordenador Executivo do projeto, Dilmar Gomes, o Presidente da ABRASEL-RS, José Vitola, o representante da diretoria do Banrisul, Antônio Macedo, e o empresário e parceiro do projeto, Airton Machado.

Na ocasião, o secretário Luís Augusto Lara também anunciou o lançamento de uma campanha da Secretaria de Turismo para incentivar o credenciamento de estabelecimentos setor turístico junto ao Ministério. O número de cadastros define os recursos do Governo Federal a serem repassados aos estados.