Reconhecida autenticidade de um retrato de Mozart
Um especialista em Wolfang Amadeus Mozart confirmou a autenticidade de uma pintura de 1790 considerada como o último retrato do genial músico e que pertence à coleção de um museu de Berlim, anunciou a instituição nesta quinta-feira.
O especialista Wolfgang Seiller confirmou que esta tela de 80 por 62 centímetros do pintor alemão Johann Georg Edlinger, nas mãos da famosa Gemaeldegalerie, representa a Mozart um ano antes de sua morte, informou.
Seiller se apoiou em seu grande conhecimento sobre o músico austríaco e em um procedimento de informática, comparando a pintura com outro retrato autenticado de Mozart de 1777, que se encontra no Museu Cívico Bibliográfico Musical de Bolonha, no norte da Itália.
O pintor Edlinger havia produzido em 1790 esta tela que mostra Mozart em Munique. A pintura, que foi comprada há 700 anos pelo museu de Berlim e restaurada recentemente, será apresentada ao público no dia 27 de janeiro, por ocasião do 249º aniversário do nascimento do músico, que morreu aos 35 anos.