Ricordi D'Italia alegra os finais de tarde de Palma Sola
Os sábados no município de Palma Sola, a 700 km de Florianópolis (SC), tem alegria garantida nos seus finais de tarde: o Ricordi D'Italia, programa transmitido pela rádio Atalaia, do município vizinho Campo Erê, das 18h às 19h15min, se encarrega de alegrar crianças, jovens e adultos, transmitindo a boa música folclórica italiana, as piadas em talian, os casos do passado, enviados pelos ouvintes. Quem nos manda notícias de lá é uma das suas comandantes, Odete Delazeri Mingori, presidente do Grupo La Terra Del Pin.
Os Campos de Palmas, na divisa entre o Paraná e Santa Catarina, onde se localiza o município de Palma Sola, começaram a ser povoados em 1839, mas considera-se o ano de 1925 como o do início da colonização oficial. Apesar da presença alemã, em Palma Sola, município de 8 mil habitantes, predomina a cultura italiana.
Os pioneiros vieram do Rio Grande do Sul, em torno de 1950. Desbravaram a região, colaborando para o progresso local, com destaque para a família Crestani que impulsionou a economia implantando uma serraria que hoje é uma das maiores empresas exportadoras de laminado e compensado do Brasil, empregando cerca de 1500 funcionários diretos e indiretos.
Notícias Relacionadas
-
Na cidade brasileira onde todos falam italiano, a Festa Bergamasca
13 May 2006 -
Ricordi D'Italia alegra os finais de tarde de Palma Sola
23 Sep 2005 -
Circolo Trentino di Blumenau tem nova diretoria
23 Sep 2005 -
O amor pela cultura italiana no Oeste Catarinense
08 Sep 2005 -
Dupla cidadania para trentinos, em Rio do Sul
28 Sep 2004