UIL

Topo Gigio mobiliza italianos contra gripe A

Iniciou na segunda-feira (12), em todas as regiões, a operação de estocagem da vacina contra a gripe A (H1N1). São 500 mil doses que estão reservadas para a vacinação inicial do pessoal da área da saúde. Mas a mobilização para o combate à Influenza nesse período em que a população ficará mais suscetível, por conta da queda da temperatura, iniciou na semana passada, com o a divulgação de uma campanha publicitária institucional, cujo garoto-propaganda não é nenhuma das reluzentes estrelas e astros contemporâneos mas, na verdade, um velho conhecido dos brasileiros: o personagem Topo Gigio, o personagem criado por  Maria Perego, que emprestou o ratinho simpático sem nenhum custo para o Governo.

Topo Gigio atua em duas frentes. Primeiro, em termos de prevenção, depois, no processo de vacinação. As doses deverão ser entregues à região nessa primeira etapa até 15 de novembro, e a previsão é de que seja vacinada  40% da população, cerca de 24 milhões de pessoas. O plano das autoridades da saúde prevê uma primeira fase de vacinação imediatamente anterior ao pico da doença, que é esperado para o natal. Depois, a segunda fase acontecerá nos primeiros meses do próximo ano. 

Quem quiser ver o personagem Topo Gigio atuando na campanha contra a gripe A pode clicar aqui

Topo Gigio no Brasil

O personagem Topo Gigio foi criado em 1958 pela italiana Maria Perego, ele tinha aproximadamente 20 centímetros de altura. No Brasil o personagem apareceu pela primeira vez no programa Mister Show, na Rede Globo, em 1969. Ele dividia a telinha com o humorista Agildo Ribeiro. Os dois, boneco e ator, viraram mania nacional. Uma infinidade de produtos foram lançados com a estampa do ratinho. Agildo fazia o papel do adulto que educa uma criança e Topo Gigio era essa criança adorável. Agildo perguntava "Já escovou os dentinhos" e Topo Gigio respondia com seu sotaque característico "djááá"

O programa causou um certo alvoroço quando alguns pisicólogos e educadores acusaram o personagem de só incentivar o lado bom das crianças, deixando de lado a agressividade e a maldade, necessárias para equilibrar a formação da personalidade infantil. A série deixaria a TV brasileira em 1971.


Agildo Ribeiro e o Topo Gigio nos anos 60
Em 1983, o personagem voltaria a TV, dessa vez na TV Bandeirantes, com o programa Boa Noite, Amiguinhos, que passou despercebido. Em 1987, nova tentativa, agora com um novo companheiro para Topo Gigio, o ator Roberto Petráglia. Novamente não houve a repercussão esperada e o personagem foi novamente retirado do ar. Em 2000, a Rede Globo tentou trazer o boneco de volta, dessa vez dentro do programa Zorra Total, mas desistiu diante dos altos custos que a empresa italiana, detentora dos direitos do personagem, pediu para liberar Topo Gigio.

Topo Gigio adorava cantar e dançar, especialmente a música Meu Limão Meu Limoeiro, e sempre no final do programa aparecia de pijama e toca e rezava para dormir, ensinando as crianças a rezar também. (informações do site mofolândia)