Santa Catarina busca parceria com a Ferrari
O Governo do Estado vai buscar a parceria com a escuderia Ferrari de Fórmula 1 para instalar em Santa Catarina uma unidade da Ferrari Driver Academy, a escola de formação de pilotos de automobilismo montada pela equipe de corridas, com sede em Maranello, na Itália. A ideia inicial é utilizar a estrutura do kartódromo do Norte da Ilha, em Florianópolis, para viabilizar o projeto. Na manhã desta quinta-feira (11), o governador Luiz Henrique esteve reunido para tratar do assunto com o secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz, e com o consultor Octávio Guazzelli, além dos dirigentes do Sapiens Parque.
Lummertz observa que a iniciativa faz parte da política de internacionalização do Estado, com o estabelecimento de parcerias para assegurar o intercâmbio de novos conhecimentos, tecnologias, arte e cultura. O secretário lembrou as iniciativas bem sucedidas levadas a cabo nos moldes do Teatro Bolshoi, da Rússia, em Joinville; da Escola Nacional de Administração, da França, em Florianópolis; e do Balé Mazowsze, da Polônia, em Criciúma, além da Academia Belas Artes de Florença, em implantação em Joinville.
"O apoio de instituições consagradas mundialmente faz com que possamos desenvolver ainda mais o nosso olhar sobre o mundo globalizado em que vivemos. Nós precisamos deles e eles precisam de nós", disse Lummertz, enfatizando que esta aproximação proporciona a redução das barreiras e o fortalecimento do fluxo de negócios entre a comunidade catarinense e internacional.
Guazzelli vai iniciar os entendimentos com o presidente da Fiat, Luca Cordero di Montezemolo, que controla a Ferrari, além do presidente da escuderia, Stefano Domenicali, para que o objetivo de trazer a marca para o Estado tenha sucesso. O consultor vai levar uma carta proposta do governador catarinense aos dirigentes da indústria italiana.
A escola foi montada em dezembro do ano passado para dar suporte a jovens iniciantes no esporte, além encontrar e apoiar talentos de jovens pilotos do mundo todo. A filosofia do programa é dar apoio aos alunos não só em termos de suas atividades de corrida, mas também centrada na seu desenvolvimento pessoal e profissional. O projeto está sendo executado na Itália por Luca Baldisserri. Segundo Guazzelli, a formação dos pilotos será gradual a partir de corridas de kart e contínua através das fórmulas intermediárias, antes de finalmente alcançar o objetivo da Fórmula 1.
Notícias Relacionadas