UIL

Sommelier italiano considerado o melhor do mundo ministra curso no RS

O sommelier e diretor de ensino da Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori (FISAR), Roberto Rabachino, duas vezes premiado como melhor sommelier do mundo, ministrará o primeiro módulo do curso de Sommelier Internacional, de 28 a 31 de agosto, na Enoteca da Escola de Gastronomia UCS-ICIF, em Flores da Cunha. Na sua totalidade, o curso compreende 3 módulos independentes e oferece certificação de sommelier internacional pela FISAR, entidade reconhecida internacionalmente que tem 46 mil afiliados entre sommeliers profisionais. Durante o curso, os alunos terão a oportunidade de conhecer e degustar grandes vinhos e espumantes italianos e brasileiros.

Este curso tem um formato inovador, pois constitui-se por com módulos independentes e com níveis de complexidade diversos, cada um deles correspondendo a um nível específico de conhecimento, que culmina com um módulo opcional a ser realizado na Itália.

Roberto Rabachino pertence ao corpo docente do ICIF e já ministrou vários cursos na Escola de Gastronomia UCS-ICIF e conhece bem a região da Serra Gaúcha e a indústria vinícola brasileira, da qual é admirador pela qualidade e profissionalismo. Em suas visitas ao Brasil manteve contatos com o Instituto Brasileiro de Vinho (IBRAVIN) e com a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (APROMONTES) e demais vinícolas do Vale dos Vinhedos. O sommelier incluiu em seu programa de curso, vinhos tintos, brancos e espumantes nacionais, que serão degustados e analisados pelos alunos, ao lado de vinhos italianos consagrados mundialmente.

A FISAR está presente em todo o território italiano, com 72 delegações nacionais e estrangeiras. Seus inscritos já são 46 mil afiliados entre sommeliers profissionais. Recentemente, a FISAR abriu sua primeira delegação no Brasil, em Flores da Cunha em parceria com a APROMONTES.