UIL

Telecom Italia vende operadora Entel, do Chile

A Telecom Italia se desfez nesta terça-feira de mais um negócio não considerado estratégico. O grupo italiano vendeu sua participação de 54,8 por cento na operadora chilena Entel, em acordo que reduzirá em 1,1 bilhão de euros suas dívidas líquidas.

A Entel é a segunda maior operadora de telefonia celular do Chile (com 36 por cento do mercado) e líder em longa distância e foi comprada pelo grupo de investimentos chileno Almendral, por 934 milhões de dólares.

A Telecom Italia vem vendendo unidades menores para centralizar esforços nos mercados do Brasil, da Turquia e da Itália, reduzindo suas dívidas que cresceram para mais de 44 bilhões de euros depois que o grupo concluiu a aquisição de sua operadora de celulares TIM.

"A venda da Entel é consistente com a estratégia da Telecom Italia de racionalizar seu portfólio internacional e em focar nas áreas de interesse com potencial de crescimento", informou a empresa por meio de comunicado.

Nesta meta de expansão, a empresa italiana é um dos 13 grupos interessados em comprar a fatia de 55 por cento na estatal turca Turk Telekom. A Telecom Italia também procura crescer no Brasil e expandir seus serviços de banda larga na França e na Alemanha.