UIL

Vaticano diz que cirurgia do papa foi bem-sucedida

O Vaticano qualificou como bem-sucedida a traqueostomia [intervenção cirúrgica que consiste na abertura de orifício na traquéia para possibilitar a respiração] a que foi submetido o papa João Paulo 2º, 84, nesta quinta-feira.

De acordo com a Santa Sé, a cirurgia começou às 20h20 [16h20 em Brasília], durou 30 minutos e a condição do pós-operatório do papa é regular.

O Vaticano disse ainda que o sumo pontífice passará a noite no seu quarto do hospital, o que indicaria que ele não deve ir para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do hospital Gemelli, em Roma.

O sumo pontífice retornou ao hospital nesta quinta-feira após sofrer uma recaída de seus problemas respiratórios.

O embaixador do Chile no Vaticano, Maximo Pacheco, afirmou à agência de notícias Associated Press que o papa "sofreu uma grave recaída" de acordo com informações que teria obtido junto ao secretário de Estado do Vaticano, Angelo Sodano.

Segundo a agência de notícias Reuters, fontes do Vaticano disseram que, mesmo após ter deixado o hospital no último dia 10, o papa continuou apresentando febre e dificuldades para respirar.

No dia 1º deste mês, João Paulo 2º foi internado às pressas com uma crise respiratória causada por uma laringotraqueíte [inflamação da laringe e da traquéia], e crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração].