UIL

Vaticano nega que Papa tenha morrido, diz jornal

Após anunciar nesta tarde a morte do papa João Paulo II, a rede CNN e o jornal italiano Corriere della Sera negaram a morte do pontífice. Em seu último comunicado oficial, às 14h, o Vaticano informou que as condições de saúde do Papa tiveram piora. "Não é verdade que o Papa está morto e não é verdade que seu eletroencefalograma não esteja mostrando atividade, porque não existe tal aparelho nas dependências do Papa", disse um representante do Vaticano.

Vaticano diz que condição de João Paulo II piorou

A respiração do pontífice está fraca e ele enfrenta insuficiência renal e cardiorrespiratória devido à parada sofrida nas primeiras horas do dia e anunciada anteriormente. A pressão arterial do Papa também sofreu queda.

"Não há mais esperanças para o papa João Paulo II", declarou hoje uma fonte médica informada sobre as condições de saúde do pontífice. Poucos minutos antes, a rede de televisão Sky Itália havia anunciado que João Paulo II tinha perdido a consciência.

De acordo com o anestesista italiano Vincenzo Carpino, o pontífice estaria sem consciência. "Nesta condições, não há esperanças. Há uma perda de consciência", afirmou o médico. "O quadro clínico é descrito como de insuficiência funcional de todos os órgãos", acrescentou.