UIL

Vice-chanceler italiano visita a Venezuela

O vice-chanceler italiano de Relações Exteriores, Gian Paolo Bettamio, iniciou, nesta quinta-feira, uma visita à Venezuela onde encontrou o vice-presidente do país, José Vicente Rangel. O objetivo é reativar o diálogo de amizade e cooperação entre as duas nações.

Em declarações feitas à imprensa após reunião com Rangel, Bettamio informou que a Itália estuda ampliar sua cooperação econômica, cultural e turística com a Venezuela. Segundo ele, os italianos avaliam a criação de um "Conselho Ítalo-Venezuelano para o Desenvolvimento", além da elaboração de um calendário de visitas. Os primeiros seriam o ministro venezuelano de Energia e Minas, Rafael Ramírez, e do presidente, Hugo Chávez, a viajar à Itália no próximo verão boreal.

O vice-chanceler disse ainda que Rangel mostrou-se muito interessado pela cooperação cultural entre Itália e Venezuela, sendo que já é estudada uma visita do vice-presidente à cidade de Veneza. Segundo ele, o objetivo seria explorar os descobrimentos cultuais e arqueológicos característicos da cultura pré-colombiana.

Bettamio reuniu-se também com a vice-chanceler venezuelana para Europa, Dalsy Rodríguez, com quem analisou mecanismos de aprofundamento da cooperação econômica, indo além do tradicional intercâmbio.

O italiano adiantou planos concretos de cooperação no campo do turismo e pôs à disposição do governo venezuelano cursos de capacitação de jovens deste país na Itália.

O funcionário viajou à Venezuela após ter participado de uma reunião da Comunidade de Estados do Caribe (CARICOM), no Suriname. "Aproveitamos a reunião da CARICOM para visitar a Venezuela, país com o qual temos vínculos profundos e históricos laços de amizade", concluiu.